Imunidade versus naturopatia – Parte IV

por Gilberto Coutinho

Fatores que prejudicam e beneficiam a imunidade do organismo

Continua após publicidade

Estresse

Gera o aumento da produção de hormônios da glândula adrenal, inclusive corticosteroides e catecolaminas. Tais hormônios inibem os leucócitos e fazem que a glândula timo se contraia e involua. Isso predispõe a uma supressão significante da função imune, deixando o hospedeiro suscetível a infecções, câncer e outras doenças. Muitos fatores nutricionais demonstram combater o efeito do estresse sobre a glândula timo: vitaminas A e C, betacaroteno, zinco e outros antioxidantes demonstram impedir o dano por radicais livres e ampliam as funções imunes. O estresse é um grande inimigo da saúde.

Noites curtas e maldormidas – o sono de boa qualidade ajuda a neutralizar os efeitos do estresse e ampliar as funções da imunidade.

Hábitos dietéticos errôneos e subnutrição – hábitos alimentares nada saudáveis e a subnutrição são tidos como as causas mais frequentes da imunodeficiência no mundo. É necessário alimentar-se, diariamente, de forma adequada e saudável.

Continua após publicidade

Proteína – o consumo adequado de proteína na dieta é essencial para se obter uma resposta ideal do sistema imune. Como os anticorpos, as proteínas estão envolvidas nas funções do sistema imunológico. Deve-se moderar o consumo diário de carne (rica em gorduras e ácido úrico) e diversificar a ingestão de proteínas vegetais (mais saudáveis).

Açúcar – o consumo excessivo e diário de açúcar branco produz um efeito desmineralizante, dificultando a absorção de vitaminas e sais minerais, além de deprimir, temporariamente, a imunidade.

Obesidade – além de predispor a aterosclerose, hipertensão arterial, diabetes mellitus, problemas da coluna e distúrbios articulares, encontra-se também associada a uma função imune deteriorada. Os níveis sanguíneos elevados de colesterol, triglicérides, de ácidos graxos livres e ácidos biliares também contribuem para inibir várias funções imunes.

Continua após publicidade

Álcool e tabagismo – estudos revelam uma depressão profunda após a ingestão de bebidas alcoólicas e uso de cigarros, envolvendo neutrófilos, mesmo em pessoas com hábitos alimentares normais. Aumentam a suscetibilidade às infecções, doenças respiratórias e à pneumonia.

Vitaminas e sais minerais – indispensáveis na ampliação e no fortalecimento do sistema imune: vitaminas A, B6 (piridoxina), B12 (cianocobalamina), C, E; betacaroteno; zinco; ácidos (fólico, pantotênico, lipoico e gama-linolênico); selênio; cobre; magnésio; N-acetil cisteína; ferro (sua deficiência pode influenciar negativamente o sistema imune); glutation; taurina; carnitina; arginina; dimetilglicina e lactobacillus.