Era seguro no trabalho e me tornei inseguro. O que fazer?

por Rosemeire Zago

"Sempre fui seguro e bem-resolvido profissionalmente, mas agora faço um grande esforço para desempenhar as mesmas funções que antes eram feitas com naturalidade."

Continua após publicidade

Resposta: É preciso se aprofundar nessa questão, o que pode se dar pelo processo da psicoterapia, pois podem ser vários os motivos e cada caso deve ser explorado em sua individualidade. Mas você pode começar a refletir sobre a época em que se sentia seguro. Como era sentir-se seguro? Você ainda sente o mesmo interesse pelo trabalho que exerce? Aconteceu algo que fez com que essa segurança fosse abalada? Procure identificar o que pode ter mudado. Mudou o ambiente, o trabalho, a chefia, as pessoas? Ou será que ocorreu algo em sua vida pessoal, afetiva? Reflita sobre as respostas e procure relacionar essa mudança com algo que possa justificar a origem de sua insegurança. O fato é que algo abalou suas defesas e fez com que se sentisse fragilizado e inseguro.

Dificilmente uma pessoa alterna segurança e insegurança, a não ser que sua segurança nunca tenha sido efetivamente sentida.  Ou seja, uma pessoa que se mostra segura nem sempre se sente da mesma forma. É muito provável que aquilo que chamava de segurança se dava pelo fato de estar agindo protegido por aquilo que chamamos de máscaras.

Muitas vezes, principalmente no ambiente de trabalho, inconscientemente utilizamos máscaras como forma de defesa e proteção. Quando por algum motivo essas defesas são abaladas, é como se essas máscaras caíssem e somos deparados com sentimentos já existentes, mas até o momento, ocultos. Por isso é importante ter a coragem para olhar para dentro de si mesmo e buscar a origem de sua insegurança.

Atenção!
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento

Continua após publicidade