Adquira a leveza de espírito

por Emilce Shrividya Starling

O yoga nos ensina um paradoxo que precisamos aplicar em nossas vidas: ser determinado e firme como um aço e, ao mesmo tempo, suave e leve como uma pétala de rosa.

Continua após publicidade

Precisamos encontrar em nossas ações o equilíbrio entre a responsabilidade e a leveza de espírito, desenvolver a firmeza e a suavidade dentro de nós.

Praticamos yoga não apenas para relaxar como alguns pensam, mas também para cultivar determinação e constância. E equilibramos estas virtudes com a serenidade e a alegria.

Se quisermos progredir em nossa vida, tanto material como espiritual, precisamos ser firmes, muito resolutos e disciplinados. Precisamos nos libertar da preguiça, do comodismo e do desânimo. E ao mesmo tempo, fluir com a vida, vivendo de maneira mais tranqüila e com bom humor.

Muitas pessoas vivem com muita seriedade, preocupadas com tudo, achando que assim estão sendo responsáveis. Sofrem por antecipação, criando problemas imaginários. Vivem atolados no ego, carregam nos ombros e no corpo o peso dos pensamentos de ansiedade e preocupação.

Continua após publicidade

Devido a este modo de ver a vida, essa rigidez interior, o próprio corpo fica sem flexibilidade; surgem as enxaquecas, as dores de cabeça, dores nas costas, doenças psicossomáticas, apatia, cansaço. E a mente se cristaliza e se limita perdendo a criatividade e a espontaneidade.

Comece a identificar quando você está no ego negativo. Perceba quando está muito sério, agitado e com a mente cheia de pensamentos inquietantes. É importante identificar estes estados internos e procurar sair deles imediatamente.

Compreenda que você sentir-se determinado e relaxado, alerta e calmo, presente nas ações, sem tantas tensões e expectativas com o futuro .

Continua após publicidade

Você pode incorporar algumas práticas em seu cotidiano para lhe revigorar e tranqüilizar, sentindo mais entusiasmo e serenidade.

Pode cantar mantras que são sons divinos que purificam a mente, dissolvem as preocupações e abrem o coração para sentir alegria e paz. Pode se acalmar ouvindo mantras ou músicas suaves enquanto está no trânsito ou durante suas refeições. Pode meditar por alguns minutos aquietando seus pensamentos e emoções.

Você pode praticar a hatha yoga vivenciando a determinação e a suavidade mentalizando essas virtudes durante algumas posturas:

Sentindo-se firme e estável nas posturas, inspire mentalizando: Eu sou forte e determinado.
Expire sorrindo, e sentindo o poder do sorriso, mentalize: Eu sou alegre e tranqüilo.

Viva esses sábios ensinamentos do yoga. Sinta que pode ser responsável, resoluto e firme e, ao mesmo tempo, contente, calmo e suave, fluindo com leveza pela sua vida. Deus em mim saúda Deus em você. Fique em paz!