Sente-se “testado” pela vida? Veja como superar…

por Patricia Gebrim

Muitas vezes sinto que todos nós estamos sendo, mais do que nunca, testados.

Continua após publicidade

Pressinto uma inteligência superior que passa por dentro de todos nós e constela, ao nosso redor, situações que nos colocam bem no meio dos desafios que precisamos enfrentar. Gostemos ou não, é assim que funciona.

Todos nós vivemos histórias de vida imperfeitas, que marcaram nosso interior como um ferro em brasa faz na pele dos pobres animais indefesos. A verdade é que cada uma dessas marcas precisa ser curada, e enquanto não formos capazes de corrigir as distorções que nossas experiências de vida nos causaram, continuaremos a recriá-las nas pessoas e situações que nos cercam, de novo, de novo e de novo, e dependendo de nossa teimosia, podemos fazer isso até à total exaustão.

Enquanto não nos percebemos como criadores dos dramas em que nos envolvemos, estamos fadados a ser seus prisioneiros nessa roda infernal que parece devorar nossas entranhas. Ah… Como cansa.

Para parar essa sequência de repetições é necessário um lampejo de consciência, e mais, que nos dispamos do papel de vítimas, que já não nos cabe mais. É preciso parar de recriar inconscientemente os mesmos enredos viciados e que passemos a criar, conscientemente, experiências mais saudáveis, que honrem a luz que somos. Esse é um passo fundamental, se quisermos ser felizes. Precisamos assumir a direção de nossas vidas mais ativamente. Precisamos nos tornar livres e passar a escrever nossa história com mais sabedoria, com mais amor.

Continua após publicidade

Quando compreendemos que a virada está em nossas mãos, passamos a aceitar e acolher o que quer que venha em nossa direção. Toda experiência nos traz um aprendizado, nos quer mais sábios, mais livres, mais felizes… Por que rejeitá-las? Por que tentar controlar a vida, se a vida é tão mais sábia do que nosso pequeno ego que, como um papagaio, só sabe repetir o passado que viveu?

Se algo está vindo em sua direção, pertence a você. De que adianta tentar fugir? Quem pode fugir da vida?

Assim, quando algo inesperado lhe acontecer. Algo indesejável. Algo frustrante… Ao invés de se revoltar, magoar ou se sentir injustiçado; pare, aceite o que quer que esteja lhe acontecendo e pergunte a si mesmo o que "em você" atraiu aquela situação. O que tem a aprender com ela? E disponha-se a lidar com essa experiência da melhor forma que puder. Nós não podemos controlar a vida, não podemos moldar as experiências de acordo com nossos desejos. Mas podemos sim lidar com o que nos acontece a partir da sabedoria que existe em nós, a partir do nosso Eu Superior, que é capaz de abraçar a tudo com aceitação e amor.

Continua após publicidade

E quando abraçamos uma situação com amor, eis que ela se dissolve em nossos braços, e asas brotam de nossas costas, e nos tornamos livres para viver a harmonia que tanto desejamos.