Liderança é nata ou aprendida?

por Roberto A. Santos

"Quais as principais características que um líder deve ter?"

Continua após publicidade

Resposta: Sua questão é antiga: liderança é nata ou aprendida? Você encontrará muitas de minhas idéias sobre o tema Liderança nos artigos que escrevi para a coluna Gestão Pessoal do Vya Estelar. Dentre eles, recomendo que leia “Líder e o Espírito de Equipe" – clique aqui e leia .

Contudo, sem fugir de sua pergunta direta, acredito que algumas pessoas desenvolvem, em sua primeira infância, características de personalidade que vão determinar seus comportamentos pelo resto de suas vidas. Dentre elas, a ambição que faz com que apreciem a competição que lhe possibilitem o destaque das demais e que gostem e procurem oportunidades de assumir o controle e o comando das coisas e das outras pessoas. Para estas pessoas, pode se dizer que ‘liderança’ é algo ‘nato’ (ou quase) mas outros componentes são importantes para que consigam liderar, no sentido mais elevado do termo, outras pessoas. Liderar é a habilidade de você conseguir atrair, desenvolver, motivar e reter os melhores talentos em sua equipe.

Líder é aquela pessoa que desenvolve nos seus ‘liderados’ a disposição e motivação de querer abrir mão de seus interesses pessoais para seguir a direção dada pelo Líder, com letra maiúscula. Para esta letra ser maiúscula, outras características de personalidade como a sensibilidade interpessoal e a responsabilidade ética, além da competência técnica no que gerencia, são fundamentais. Algumas delas são ‘natas’ – tem a ver com personalidade e caráter, e outras, mais simples são aprendidas em cursos. Àqueles(as) que não dispõem destas características natas será requerido um esforço maior para desenvolver-se como líder, mas nunca impossível.