imagem de capa

Comportamento

Relacionamentos

Opinião dos outros sobre nós não é fundamental...

Você pode estar bem, mesmo quando alguém não têm uma boa imagem a seu respeito

01 jan, 2016

por Luiz Alberto Py  

Esta história é do tempo dos "mil réis". Em uma pequena cidade do interior um grupo de pessoas se divertia com o mendigo da aldeia, um pobre coitado que vivia de pequenos biscates e esmolas.

Diariamente eles o chamavam ao bar onde se reuniam e ofereciam a ele a escolha entre duas moedas - uma grande de 400 réis e outra, menor, de dois mil réis. Ele sempre escolhia a maior e menos valiosa, o que era motivo de risos para todos.

Certo dia, um dos membros do grupo chamou-o e lhe perguntou se ainda não havia percebido que a moeda maior valia menos. "Eu sei", respondeu ele, "ela vale cinco vezes menos, mas no dia que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e não vou mais ganhar minha moeda."

Podemos tirar várias lições dessa pequena narrativa.

Primeira: quem parece idiota, nem sempre é.

Segunda: se você for ganancioso, acaba estragando sua fonte de renda.

Terceira: mas a meu ver a conclusão mais interessante é a percepção de que podemos estar bem mesmo quando os outros não têm uma boa imagem a nosso respeito. Portanto, a opinião dos outros sobre nós é menos fundamental do que nossa realidade.


É médico psiquiatra e psicanalista. Clinica no Rio de Janeiro e faz palestras por todo o Brasil. Publicou em 2002 o best-seller "Olhar acima do horizonte", em 2004: "A felicidade é aqui" e "Saber amar" todos pela editora Rocco. Mais informações: http://doutorpy.blogspot.com

O que você achou do novo Vya Estelar?