Entenda o que a psicologia chama de racionalização

por Luiz Alberto Py

Esta fábula, verídica ou não, ajuda a explicar o que em psicologia chama-se racionalização.

Continua após publicidade

Um cientista colocou quatro macacos numa jaula onde havia uma escada com um cacho de bananas no topo. Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, o cientista dava um choque elétrico nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada os outros o impediam com pancadas. Passado algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.

Então, o cientista substituiu um dos macacos. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo rapidamente retirado pelos outros, que o surraram.

Depois de apanhar, o novo integrante do grupo desistiu de pegar as bananas. Um segundo foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, da surra ao novato. Finalmente, um terceiro e o último foram trocados, repetindo-se os fatos.

Sobrou, então, um grupo de macacos que, embora nunca tivesse tomado choque elétrico, continuava batendo em quem tentasse pegar as bananas. Se fosse possível perguntar a eles por que espancavam quem subia a escada, a resposta seria: "Não sei, foi assim que eu aprendi que devia se fazer".

Continua após publicidade

E algum macaco mais articulado criaria uma engenhosa explicação (que em psicologia se chama de racionalização, ou seja inventar uma razão que não existe) para explicar a importância de surrar quem quisesse bananas.