O padrasto de minha filha a põe de castigo. Como devo proceder?

por Blenda de Oliveira

"Tenho uma filha de quatro anos e moro com meu atual esposo há quase um ano. Ele participa da educação de minha filha, mas ainda temos dificuldades, pois ela não se sente totalmente liberta com ele. Ele às vezes é quem acaba a colocando de castigo. Imagino que isso dificulte ainda mais, porém não interfiro quando entendo que o castigo é necessário, mas confesso que fico com receio de minha filha entender que eu não estou ao lado dela. Gostaria muito de sua opinião, pois o que mais quero e minha família unida e feliz. Obrigada!"

Continua após publicidade

Resposta: Nào seria o momento de você conversar com seu marido e expor para ele sua preocupação?

Quem sabe juntos encontrem uma forma de educar sua filha em que vocês dois tenham o mesmo peso e ela não se sinta recebendo mais ou menos de um de vocês dois.

É importante que ele participe da educação dela, já que está casado com você, mas você é a principal figura para ela, você é a mãe. Dessa maneira ela quer sentir você presente, junto a ela. Pode ser que ela precise de um tempo maior para aceitar o padrasto exercendo uma função educativa e para isso precisa mais de sua presença.

Outra questão é que você esteja atenta se às medidas tomadas pelo seu marido estão de acordo com seus valores na educação de sua filha. Lembre-se que os adultos que se dispõem a educar uma criança devem estar alinhados e em concordância, caso contrário, a criança não entende ou começa a duvidar do amor dos seus cuidadores.

Continua após publicidade

Nesta idade, e ainda por algum tempo, as crianças serão movidas pela certeza que são amadas e importantes.

Para sua filha é um pouco assim: o seu marido dando castigos e você ao lado sem defendê-la. Ela ainda é muito pequena para entender que algo possa estar sendo feito para ajudá-la. O mais forte agora é sentir que com a entrada do padrasto ela continua tendo você como principal figura.