Qual exercício é bom para queimar gordura localizada?

por Simone Sarti

"Inclusive na parte inferior: baixo do peitoral?"

Continua após publicidade

Resposta: Infelizmente os exercícios localizados não queimam a gordura localizada.

Não adianta fazer centenas de repetições de determinado exercício para uma região específica. O que acontece nesse caso é o fortalecimento da musculatura sob a camada de gordura.

O emagrecimento se dá às custas de um conjunto de ações. Entre elas estão os exercícios localizados, que vão ajudar no gasto calórico por meio de um aumento na massa muscular, que provoca aumento no metabolismo e consequentemente gasto calórico maior. E os exercícios aeróbios com controle da frequência cardíaca, para trabalhar dentro de um limite de treino, para perda de peso. Esses dois tipos de treino (aeróbio e localizado) podem ser feitos intercalados na semana. Um dia o aeróbio, outro o localizado, completando seis dias na semana.

Uma dica para dar uma “turbinada”no treino aeróbio e provocar um aumento na queima calórica, é uma vez na semana trabalhar com intensidades diferentes entre forte e moderada. O tempo de um ritmo e outro vai depender do condicionamento físico de cada um. É mais seguro que seu professor monte essa planilha, pois ele conhece suas capacidades e suas necessidades.

Continua após publicidade

Uma última coisa e tão importante quanto os exercícios é o controle alimentar. Não é preciso dietas restritivas, mas sim ajustar a alimentação às suas necessidades calóricas de forma balanceada. Alguns alimentos que predispõem à gordura localizada devem ser evitados. São principalmente alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas.