imagem de capa

É possível ganhar músculos sem usar anabolizantes?

Treino adequado proporciona ganho de massa muscular

por Simone Sarti

Resposta: Vamos definir anabolismo: São processos metabólicos que implicam na construção de moléculas, a partir de outras. Por exemplo, síntese de proteínas, síntese de ácidos graxos, síntese de hormônios.

Então quando você se alimenta adequadamente, ou quando você descansa após um treino, você anaboliza, porque você se recupera, se reconstrói. O termo anabolizar é estimular o crescimento, assimilar, construir. Pode se considerar anabolizantes, a alimentação, o sono, suplementos nutricionais, etc.

Ao que você se refere, são os esteroides anabolizantes. Esses são drogas sintéticas, fabricadas para substituírem o hormônio masculino quando necessário em determinadas patologias. Elas ajudam no crescimento dos músculos (efeito anabólico) e das características masculinas (efeito androgênico). São drogas ilícitas e só devem ser vendidas com indicação médica. Infelizmente, são usadas indiscriminadamente, como forma de potencializar o aumento da massa muscular nos programas de hipertrofia, mesmo sabendo sobre as graves consequências e riscos.

Com relação à sua pergunta, o ganho de massa muscular irá acontecer sempre que você estiver treinando adequadamente para esse objetivo; pois cada objetivo (emagrecimento, aumento de massa muscular, definição, etc ) exige um programa de exercícios diferente em número de séries, repetições, intensidade, volume e etc; juntamente e especialmente combinados com alimentação adequada, se necessário, uma suplementação e sono suficiente.

O que não podemos deixar de lembrar, é que cada indivíduo tem seu grau de aumento de massa muscular determinado geneticamente. Portanto, uns são mais favorecidos nesse sentido, outros menos.


Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.

O que você achou do novo Vya Estelar?