imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

Tenho o hábito de falar sozinha e às vezes sou flagrada

Falar sozinha pode ser uma forma realista de expressar sentimentos

por Eduardo Ferreira Santos

"Qual pode ser a causa desse comportamento? Há a necessidade de abandoná-lo?"

Resposta: Muita gente tem o hábito de falar sozinha, rara ou frequentemente.

Desde que você saiba que está REALMENTE apenas "pensando alto" e não falando com uma alucinação, isso não tem problema algum.

O problema é que outras pessoas não entendem esse hábito e acabam por considerar a pessoa como "louca", BOBAGEM!

Falar sozinho é apenas uma forma de expressar seus sentimentos de forma mais realista, observando que isso não se torne um comportamento obsessivo-compulsivo. Isto é, que você tenha certo domínio sobre esse ato.


Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. O psiquiatra e psicoterapeuta Eduardo Ferreira Santos responderá perguntas enviadas por você sobre conflitos emocionais e existenciais; sobre transtornos psíquicos ou problemas de ordem psicológica. Os e-mails serão selecionados e publicados de acordo com critério editorial do Vya Estelar. Seu nome e e-mail não serão divulgados.


O que você achou do novo Vya Estelar?