Qual a melhor forma para adquirir fôlego para corrida de rua?

por Simone Sarti

"Tenho 50 anos e gostaria de estar preparado para corridas de longa distância."

Continua após publicidade

Resposta: Nosso corpo vai se modificando com o passar dos anos. Vamos perdendo massa muscular e a gordura se acumula com mais facilidade.

Nos homens existe uma tendência dela se localizar mais na região do abdome e as pernas ficarem mais finas.

Aos 50 anos é importante se alimentar melhor, de forma mais adequada às necessidades do organismo, dormir melhor e se exercitar com mais empenho para que os resultados sejam satisfatórios. Os exercícios aeróbios e os exercícios de força devem ser praticados sempre. Se você não os praticava até agora, inicie imediatamente.

Já temos pesquisas realizadas com indivíduos que iniciaram seus programas de exercícios aos 50 anos e ficou comprovado sua eficácia na melhora da qualidade de vida e numa significativa diminuição da mortalidade por todas as causas nesses indivíduos que aderiram e incorporaram o exercício físico.a partir dessa idade.

Continua após publicidade

Os exercícios de força são muito importantes para o aumento ou manutenção da massa muscular, protegendo assim as articulações e garantindo independência física na velhice. Já o trabalho aeróbio, no seu caso a corrida, vai ajudar na queima de gorduras e fortalecer o coração.

Se você vai se iniciar na corrida, necessariamente deve fazer uma avaliação física e cardiológica. Depois disso, ou se você já é corredor e quer melhorar sua performance vale as dicas a seguir:

– Faça musculação para ganhar força muscular e se proteger do impacto, principalmente se vai correr no asfalto;

Continua após publicidade

– Corra regularmente e no mínimo três vezes na semana;

– Saiba qual é sua frequência cardíaca máxima e os limites mínimo e máximo de esforço que você deve manter (a melhor forma de descobrir isso é fazendo um teste ergoexpirométrico). Use um frequencímetro (medidor de frequência cardíaca) para esse controle.

– Use tênis adequado;

Além desses cuidados, o mais importante é que você tenha um cronograma ou uma planilha de treinos, montada por um profissional e voltada para o seu objetivo principal que é a melhora da capacidade pulmonar e resistência cardiorrespiratória. É nessa planilha que vai estar o tipo de treinamento que você vai fazer. Você, provavelmente vai primeiro treinar para aumentar o tempo de corrida, depois melhorar o ritmo, em seguida pode se trabalhar de forma intervalada (um ritmo forte e um mais fraco alternados num mesmo treino).

Enfim, esses trabalhos devem ser planejados exclusivamente para você, levando em consideração a sua atual condição física e acompanhando os seus progressos para que você possa evoluir de forma segura e eficiente.