Brigas repetitivas podem sinalizar que o casal está bem

por Anette Lewin

"Amo meu marido e sou muito amada por ele, mas brigamos muito. O que devemos fazer para diminuir estas brigas?"

Continua após publicidade

Resposta: Antes de mais nada, vocês precisam entender o que as brigas significam na relação. E avaliar se as brigas não passaram a representar um ritual que acaba sinalizando ao casal que tudo vai bem, por mais paradoxal que isso possa parecer.

Na relação amorosa, às vezes, é mais tranquilo repetir atitudes do que inovar. E em vários casos, as brigas passam a ser o elemento repetitivo: o casal briga e depois faz as pazes infinitamente e se sente seguro, pois sabe o final do filme. Seguro mas não confortável.

Isso observado, caso vocês queiram brigar menos, devem avaliar, em primeiro lugar, o que detona as brigas e tentar parar no começo. Sim, porque uma vez disparado o gatilho, fica mais diifícil interromper, não é? Depois, devem pensar no que colocarão no lugar das brigas pois, de certa forma, elas preenchem a relação, e a perspectiva de paz às vezes assusta. Pode aparecer um vazio desconhecido e desconfortável. A partir daí o casal pode tentar preencher esse vazio com novas atitudes e inserir revisões mais constantes no relacionamento. Complicado não? Mas vale a pena.