imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

Meu marido olha para outras mulheres na minha frente. O que faço?

Solicitar o outro em excesso por conta de insegurança é prejudicial

por Margareth dos Reis

Meu marido olha muito quando passa uma mulher e isso me incomoda bastante. Já falei com ele sobe isso. Como devo agir?

Resposta: Você quer saber o que fazer com o seu marido, pois ele fica olhando muito quando passa uma mulher? Que tal começar revendo os seus conceitos sobre casamento ou vida a dois?

Trocando em miúdos, ter um parceiro não significa ter alguém que abre mão da individualidade para viver apenas o que pode agradar a outra pessoa da relação. É importante ter uma parte da relação que seja compartilhada, que seja negociada, mas que não represente interferências na individualidade, principalmente quando for devido à fragilidade ou tentativa de controle de um dos lados da relação. Sim, porque assimetria pesa e prejudica o envolvimento, colocando-o em risco.

Para você ter uma ideia, não há tesão que resista a parceiros que solicitam demais na relação por conta da própria insegurança. Detalhe do seu caso: o que o seu marido faz a incomoda demais e você já falou com ele sobre isso! Mas, ao falar sobre o seu incômodo com ele, isso não o incomoda também? O mesmo acontece com a questão da explicação sobre esse assunto para o seu parceiro até que ele entenda o que você deseja.

Não sei quantas vezes você já mostrou que se incomoda com o que ele faz, porém, só cabe repetir alguma coisa infinitas vezes para uma criança e não para um adulto.

Por um acaso ele se comporta como uma criança e você fica querendo educá-lo?

Bem, mas quando falta um sistema conceitual compartilhado na vida do casal (falar a mesma língua) isso gera um desgaste insano também! Em suma: procure sentir melhor se é o seu marido que fica olhando muito para as mulheres quando elas passam ou se é você que fica querendo controlar o olhar dele.

Sem essa resposta você não será capaz de entender se as coisas começaram (e se mantêm) por ele não conseguir evitar de olhar (“muito”) para outras mulheres, mesmo com você ao lado dele, ou por você não aceitar que é possível ele enxergar que existem outras mulheres além de você, mesmo ele estando e querendo continuar ao seu lado (e sem que isso represente desrespeito).

Veja se esse comportamento de seu marido, que a incomoda tanto, não pode ser uma “cortina de fumaça” para todos esses fatores que apontei acima.


É Psicóloga Clínica, Terapeuta Sexual e de Casais no Instituto H.Ellis-SP; psicóloga no Ambulatório da Unidade de Medicina Sexual da Disciplina de Urologia da FMABC; Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; epecialista em Sexualidade pela Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana – SBRASH; autora do livro “Mulher: produto com data de validade” (ED. O Nome da Rosa) Mais informações: www.instituto-h-ellis.com.br


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. A psicóloga Margareth dos Reis responderá perguntas enviadas por você sobre sexo: como ter uma vida sexual mais satisfatória, orientações para quem inicia a vida sexual e dicas para se vivenciar ou não uma fantasia. Os e-mails serão selecionados e publicados de acordo com critério editorial do Vya Estelar. Seu nome e e-mail não serão divulgados.


O que você achou do novo Vya Estelar?