Meu marido cisca mas não morde, mas isso me magoa muito

por Anette Lewin

Meu marido paquera outras mulheres, acho que ele não me traiu no sentido de sair com outra; mas isso me magoa muito. Já conversei com ele. Ele nega, mas vejo que mente, pois sua expressão muda, ele fica nervoso e até sua frio.

Continua após publicidade

Resposta: Aqui chegamos à questão de qual seria o limite entre trair e não trair. Se olhar para outra mulher é trair, e magoa, pensar em outra mulher também seria traição? Talvez, só que ainda não inventaram máquina de ler pensamento. Assim, sendo o pensamento algo que ele faz escondido… é permitido ou não?

Bem, no seu caso vocês já conversaram sobre isso e ele fica nervoso quando questionado. Mas o nervosismo e a "saia-justa" não o impedem de repetir o comportamento. Pergunto: Será que esse comportamento se instalou agora, ou ele já fazia isso antes de vocês se casarem? Se esse comportamento é novo, talvez valha a pena você se questionar por que ele passou a olhar tanto para as outras mulheres. Será que você está sendo uma companhia agradável? Ou tornou-se previsível, irritada, cobradora….? Olhar para outras, nesse caso, seria uma forma de buscar algum estímulo para se sentir bem, valorizado, desejado…

Agora, se esse comportamento já fazia parte do jeito de ser dele e você casou com ele apesar disso…. bem, aí fica difícil esperar uma mudança. Nesse caso, o mais adequado seria não trazer a questão à tona o tempo inteiro. Ficar discutindo se olhou, não olhou, paquerou, não paquerou, já vimos que não dá certo. Ao invés disso, você poderia tentar chamar a atenção para você com comportamentos mais agradáveis, assuntos de comum interesse, expressões de afeto mais constantes ou qualquer outra coisa que transforme os momentos em que vocês estão juntos em momentos, pelo menos, confortáveis. O conforto acolhe. O desconforto, na maioria das vezes, afasta. Tentar descobrir através da expressão dele se ele está dizendo a verdade ou mentindo é, no mínimo, uma forma de você se ocupar com um joguinho de detetive que nada acrescenta à relação.

Resumindo, um bom relacionamento depende do que se faz nos momentos em que se está junto.Se você investir nesses momentos, ao invés de ficar se preocupando com o que ele faz quando está com o olhar longe de você, certamente aumentará as chances de conseguir chegar a uma relação com mais conforto, afeto e cumplicidade.

Continua após publicidade