Meu marido está mentalmente desequilibrado e não larga a cerveja para se tratar

por Anette Lewin

"Somos casados há nove anos e temos um filho de três anos, nos amamos muito, mas acho que ele tem neurose depressiva.  Ele se irrita e é grosseiro. Nossa vida está um inferno, ele não admite estar doente. Ele não é aberto ao diálogo e não quer largar a cerveja para se tratar."

Continua após publicidade

Resposta: Independentemente de qual seja o diagnóstico de seu marido você não está confortável na situação. Por ele, se ele não quer, você não pode fazer nada. Agora por você, você pode. Se quiser manter esse casamento, em primeiro lugar tire-o do centro de sua vida. Volte-se para suas atividades, seu filho, seu trabalho, se tiver algum. Evite falar sobre coisas que você sabe que ele não aceita. É melhor ficar calada do que chover no molhado.  A médio prazo, se as coisas não melhorarem, procure uma terapia. Isso pode ajudar bastante a melhorar sua autoestima e ter mais certeza nas decisões que for tomar.

Meu marido usa drogas e temos um casamento doentio

Há 15 anos vivo com meu parceiro pai de minhas duas filhas uma de 12 e outra de 9. Ele já se internou muitas vezes mas não consegue largar as drogas. Já me separei dele, mas acabo voltando. Minhas filhas me condenam por querer largá-lo, mas não agüento mais essa situação. Será que essa convivência com um pai drogado não servirá mais tarde de estímulo, para que elas também caiam nas drogas?

Resposta: Você está numa situação de co-dependência que, às vezes, é quase tão difícil de largar quanto a da dependência química propriamente dita. Em outras palavras, ele depende da droga e você depende dele. Cortar esse vínculo doentio depende de uma determinação muito grande de sua parte. O ideal é convencê-lo a se tratar e ficar internado pelo tempo que for necessário, continuando com um tratamento psicoterápico após a alta da internação. Os grupos N.A. (Narcóticos Anônimos) ajudam bastante.

Continua após publicidade

Com relação às meninas, elas ainda são muito pequenas para poderem tomar decisões ou influenciarem nas que você irá tomar. Não se deixe influenciar por pena delas. O problema é grave e deve ser resolvido com a razão. Antes de seu marido estar apto a conviver com uma família ele tem que reaprender a conviver com ele mesmo

Meu marido terminou nosso casamento porque não fazia tudo o que ele pedia
Voltamos e começou tudo de novo

Resposta: Para que você possa viver bem com alguém, tem que haver um equilíbrio na relação. Se um dá muito e o outro não, a relação não sobrevive. Seria bom você repensar o relacionamento de vocês e entender no que cada um está contribuindo. Você não é obrigada a dar tudo o que ele pede, mas também não é possível não dar nada.

Continua após publicidade

Se, por exemplo, ele trabalha e você não, seria lógico que você se dedicasse a alguma coisa em casa. Se você trabalha também, aí as coisas mudam e os afazeres de casa podem ser compartilhados. Agora, se você não gosta de fazer nada por ninguém, talvez seja melhor pensar em viver sozinha, pois um casamento só pode dar certo quando as pessoas envolvidas entendem que muitas vezes vão ter de abrir mão do que gostam pelo equilíbrio da relação. Pense nisso.

Atenção!
As respostas desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento