Matrix Reloaded: desvendando enigmas

Luciana Ruffo – psicóloga da equipe do NPPI

Em nosso artigo anterior (clique e leia) o assunto foi o tema central do Matrix Reloaded, ou seja, as fantasias potencialmente mobilizadas por esse filme no espectador. Mas, além dessas fantasias, uma outra dificuldade potencial, para a compreensão do enredo desse filme é o conjunto de termos e expressões utilizados para nomear personagens, suas ações ou lugares.

Continua após publicidade

Esse é, sem dúvida, um filme que divide opiniões. Para aqueles que são "iniciados" na arte da computação, ou mesmo que buscam a compreensão de um universo maior, o filme é fascinante. Para os que assistem, apenas acompanhando as cenas da tela, pode parecer apenas mais um filme violento.

Mas, o simbolismo permeia toda a trama de Matrix e Matrix Reloaded, criando várias oportunidades de interpretação para aqueles que o assistem e desejam algo mais. Brinca-se com os nomes dos personagens. Alguns são pinçados da mitologia grega ou judaico-cristã; Outros, correspondem a termos da informática, ou ainda a anagramas, com estruturas e temas míticos já conhecidos e retratados de forma figurada. O filme recorre ainda a vários outros conceitos, próprios de diversas religiões, especialmente o Gnosticismo Cristão e o Budismo, entre outras referencias (Maçonaria, por exemplo). Certamente isto é um dos motivos de fascínio, para aqueles que conseguem ler as entrelinhas.

Coloca-se aqui uma pergunta: o público leigo em geral está preparado para essa compreensão? Vivemos na cultura do imediato, do concreto; Concretude essa entendida no sentido de tornar possível tudo que desejamos e imaginamos, não sendo estimulada a reflexão como ferramenta para ampliar nossa compreensão das vivências do cotidiano.

Diferente da leitura de um livro – onde a imaginação é parte integrante do processo do entretenimento – quando vamos ao cinema, na maioria das vezes, já se tem na tela a causa, o problema, o efeito e também a solução. Porém em Matrix a trama não tem este modelo completo, cabendo a quem assiste a compreensão em seus mais diversos graus. Listas de discussão e sites, sobre o filme e suas interpretações, não param de surgir por toda internet tamanho o fascínio que exerce naqueles que buscam o pensar.

Continua após publicidade

Este é o grande ponto a favor deste filme: atrai pela beleza dos atores, pelas lutas fantásticas, pelos efeitos especiais. Mas, também, pela riqueza de detalhes e novas possibilidades para a nossa reflexão. Reflexão essa que nos permite repensar o mundo, e a existência/essência do ser humano. Para ajudar o leitor a ampliar um pouco mais sua compreensão de Matrix, segundo essa perspectiva, em nossos próximos dois artigos apresentaremos os significados de alguns dos termos e expressões adotadas no enredo do filme.

Matrix Reloaded: desvendando enigmas

Ivelise Fortin de Campos e Erick Itakura – psicólogos do NPPI

Após algumas considerações iniciais, apresentadas nos artigos anteriores finalmente vamos oferecer agora, ao leitor, a elucidação de alguns dos termos mitológicos e técnicos presentes no filme Matrix Reloaded. Esses termos, para boa parte dos expectadores podem ter se constituído em verdadeiros enigmas ao serem utilizados para nomear personagens, bem como suas ações, ou lugares. Iniciaremos pelos termos emprestados da mitologia, para em seguida relacionarmos os termos técnicos de informática.

Continua após publicidade

Termos mitológicos

Arquiteto – O Arquiteto da Matrix, criador do mundo onde os humanos vivem, possivelmente é uma referencia à Maçonaria, onde Deus é entendido como Arquiteto do Universo; Essa seria, inclusive a razão da Maçonaria ter adotado o compasso e o esquadro como elementos de sua simbologia.

Merovingian – O francês que mantém o Chaveiro cativo, é uma referencia aos merovingios, ordem herética dos Cátaros: Ordem gnóstica francesa, que acreditava ser descendente de Cristo com Maria Madalena. É provável que seja também uma provocação ao francês Baudrillard.

Morpheus – Personagem de mitologia grega que dorme eternamente, a fim de não perder a beleza e não envelhecer. É conhecido como o senhor do sono.

Continua após publicidade

Neo – O nome do herói principal do filme significa o "Novo". Anagrama de "One", "Um" em Inglês. No Brasil, foi traduzido como o "Predestinado"; tradução essa que dá a idéia da missão do personagem, mas um pouco diferente da idéia dos diretores.

Niobe – A companheira de Morpheus, remete à mitologia grega. Princesa de Tebas, declarou-se mais importante que a Deusa Leto, por ter mais filhos do que ela, e foi punida por isso.

Persephone – A esposa do francês Merovingian, representa a divindade da mitologia grega, filha de Demeter; é a senhora dos infernos junto a Hades.

Continua após publicidade

Seraph – O chinês guardião do Oráculo, é uma referência aos Serafins, uma categoria dos Anjos. Termo hebraico, que significa "ardente, flamejante".

Trinity – A "mocinha do filme". A tradução de seu nome para o português significa Trindade, provavelmente uma referencia cristã à Trindade Pai, Filho e Espírito Santo. Interessante notar que Neo é o Um, e Trinity é o três… Provavelmente Morpheus represente o número dois da Trindade.

Zion – É uma alegoria à cidade de Sião, importante na mitologia judaico-cristã.

Termos Técnicos da Informática

Agentes – Os policiais que zelam pela ordem da Matrix, sempre de terno preto, e conectados a ela. Em Informática, Agente é um sistema de Inteligência Artificial, um robô programado para reconhecer determinadas ações do usuário e responder a elas.

Backdoor (Porta dos fundos) – O cenário onde existem diversas portas na Matrix. Geralmente são entradas não convencionais que os hackers descobrem ou criam para dominar o sistema sem ter os privilégios necessários.

Bug – (Falha, defeito) – Em informática indica erro no sistema.

DDoS – Distribuited Denial of Service (Ataque distribuído) – São ataques coordenados, onde várias solicitações são feitas ao mesmo tempo para que um servidor "não agüente" tantas solicitações e "trave". Esse tipo de ataque já tirou do ar sites como Yahoo e eBay.

Exploit – Programa que explora erros no sistema, para tomar o controle do mesmo.
Invasão – Tomar controle de um sistema sem ser autorizado.

Key Maker / Key Gen – (O Chaveiro) – O velho japonês, detentor das wp_posts da Matrix. Todo programa precisa de uma "chave" para iniciar. Alguns exemplos típicos são os programas em versão "Trial" (experimentais) que após um tempo pedem ao usuário a chave de registro, ou a compra da licença (mediante a compra da licença uma "chave" é fornecida ao usuário).

Mainframe – Lugar onde está o Arquiteto da Matrix: computador central, onde são armazenadas todas as informações principais.

Nmap – Programa utilizado para listar as vulnerabilidades de um sistema (portscan).

Nota: Quando Trinity entra no complexo da usina e invade o sistema, ela utiliza técnicas que estão disponíveis em nossa realidade, usa o Nmap para verificar a vulnerabilidade de uma máquina da Matriz, e utiliza um Exploit para trocar a senha, e assim tomar controle desse sistema e desligá-lo.

Oracle – (Oráculo) – A misteriosa senhora negra, detentora dos saberes sobre o destino da Matrix e dos personagens: Oracle é o banco de dados, no mundo da informática é considerado como sendo o melhor banco de dados.

Portscan – Programa que procura as possíveis vulnerabilidades de um sistema.

SSH – Sistema de segurança em informática; no filme, Trinity utiliza uma "bug" real para invadir o sistema.