imagem de capa

Equilibre-se

Ser Integral

O que a MTC recomenda para reduzir o colesterol?

MTC recomenda acupuntura, chás e dieta

01 jan, 2016

por Jou Eel Jia

O colesterol na MTC é visto como uma formação de umidade que se transforma em ‘turvacidade’ e, posteriormente, se converte em mucosidade, alterando a ação fisiológica do baço-pâncreas.

Essas alterações no baço-pâncreas normalmente são provenientes da irregularidade e de erros alimentares, como por exemplo, alimentos gordurosos, frituras ou hábito de comer fora de hora. Isso tudo acaba prejudicando a função de energia do baço-pâncreas que tem o objetivo de eliminar essa umidade e turvacidade. Essa condição gera a mucosidade que favorece a formação de catabólitos fisiológicos como colesterol, triglicérides ácido úrico, carbonato de cálcio, etc.

Através da técnica de acupuntura é possível equilibrar a função fisiológica do baço-pâncreas, eliminando esses catabólitos.

O consumo de chás depurativos tais como chapéu de couro, salsaparrilha, dente-de-leão e guaçatonga também ajudam a baixar o nível de coleterol.

O consumo de berinjela, alcachofra, couve- flor, brocólis também pode melhorar a eliminação desses catabólitos. Ingerir frutas ricas em pectina como maçã, pêra, ameixa também reduzem o nível de coleterol.


É formado em Medicina pela UNIFESP e é Presidente da Associação de Medicina Tradicional do Brasil (AMC). Professor Titular de Pós-graduação em MTC e Acupuntura do HSPM e Faculdade de Medicina de Jundiaí. Autor dos livros Ch’an Tao, essência da Meditação (editora Sumus) e Ch’an Tao Conceitos Básicos: Medicina Tradicional Chinesa, Lien Ch’i e Meditação (editora Ícone).

O que você achou do novo Vya Estelar?