É possível controlar a pressão alta pela medicina tradicional chinesa?

por Jou Eel Jia

A maioria das causas de HAS (hipertensão arterial) na medicina ocidental é de etiologia (origem) desconhecida.

Continua após publicidade

Na MTC (medicina tradicional chinesa), a HAS representa o excesso de expansão da energia do fígado, e está relacionada ao estresse – síndrome de yang ming, ou excesso de energia yang no fígado.

Devido ao desgaste crônico da essência (jing ou energia do rim) o organismo perde o controle da energia yang do corpo, que se eleva demais em quantidade e em velocidade. Dessa forma, essa aceleração faz com que todo o sistema cardiovascular entre em sobrecarga, surgindo assim sintomas de pressão alta.

Na MTC, existem vários tipos de HAS. Essa pode se apresentar na forma de crise hipertensiva, onde a pressão sempre foi “normal” e de repente apresenta uma crise de pico, e essa crise pode se repetir de tempos em tempos.

Pode se apresentar ainda a forma de HAS por distúrbio alimentar, onde o paciente mantém a P.A. (pressão arterial) sempre “alta” 150/90mmhg (essa passa a ser sua PA “normal”).

Continua após publicidade

E a HAS típica de desgaste físico e emocional. Nesse tipo a pressão já aparece alta e só cede com uso de medicamentos.

Na medicina ocidental a HAS *primária é causada por alguma disfunção dos órgãos, como por exemplo, tumores renais (glândulas suprarrenais), tireoide, etc.

É muito importante o diagnostico diferencial entre a pressão alta primária e secundária (aproximadamente 90% dos casos).

Continua após publicidade

Através da dietoterapia, fitoterapia e a acupuntura, equilibramos e harmonizamos esses distúrbios energéticos do organismo, curando essa patologia.

Segundo a MTC, devemos ter uma atitude preventiva em relação à pressão alta, a prática de exercícios corporais como Lien Ch’i e meditação auxiliam a manutenção da saúde cardiovascular. Pratique!

*A primária é de origem conhecida, a secundária ou essencial é de origem desconhecida (principalmente na medicina ocidental), e representa 90% dos casos, ou seja, é a grande maioria.