O que a MTC recomenda para fortalecer o sistema imunológico?

por Jou Eel Jia

A MTC é fundamentada em quatro pilares básicos que em conjunto ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Continua após publicidade

1º) Acupuntura – essa técnica ajuda a aumentar a imunidade através da estimulação com agulhas em pontos específicos no organismo, melhorando a energia de defesa conhecida como WEI QI.

2º) Fitoterapia – a cura através do consumo de ervas. Chás como mil folhas, guaco, cavalinha, cactus e salvia estimulam o sistema imune, pois têm grande quantidade de riboflavina que é necessária para formação de glóbulos vermelhos, a produção de anticorpos e respiração celular.

3º) Dietoterapia – melhora da imunidade através de uma alimentação saudável, carnes grelhadas, alimentos orgânicos e integrais. A nutrição do organismo é fundamental no processo de formação da energia.

4º) Práticas Corporais – através da prática do Lien Ch’i (veja aqui) e da meditação. Um estudo da Universidade da Califórnia indica que praticantes de meditação intensificaram a ação da enzima telomerase (ligada ao sistema imunológico). As taxas de telomerase se mostraram cerca de 30% mais elevadas nas células do sistema imunológico dos voluntários que meditavam.

Continua após publicidade

Estresse

O estresse libera hormônios como adrenalina e cortisol o que causa imunossupressão (diminuição da imunidade). No entanto, a prática de meditação diminui o estresse levando a um relaxamento mental e físico.