É possível aumentar o potencial da mente para enfrentar o cotidiano?

por Joel Rennó Jr.

Como evitar lapsos de memória?

Continua após publicidade

Resposta: Não há fórmulas mágicas ou prestabelecidas para aumentar o potencial da mente ou evitar lapsos de memória. Vou deixar algumas dicas simples, mas que todos nós devemos cultivar.

A saúde da mente é reflexo da saúde global das pessoas. Alguns fatores de risco para doenças cárdiovasculares também podem ser considerados fatores de risco para a saúde da mente, como por exemplo:

Colesterol e triglicerídeos altos, hipertensão arterial sistêmica, tabagismo, diabete, sedentarismo, má alimentação e elevados níveis de estresse diário.

O estresse elevado merece destaque, pode causar lapsos de memória. Hormônios do estresse como a adrenalina e o cortisol podem ser responsáveis por atrofia e até morte de alguns neurônios na região do hipocampo – responsável pelo aprendizado e memória.

Continua após publicidade

Se for impossível evitar o estresse, pelo menos o controle deve ser buscado.

Deve-se evitar um fluxo excessivo de informações, ter uma organização e planejamento mais consistente, uma menor competitividade e agressividade no ambiente de trabalho, além de técnicas de meditação, yoga, relaxamento e psicoterapia em algumas situações.

As pressões do mundo capitalista estão levando algumas pessoas mais vulneráveis a uma cobrança excessiva e desgastante que as tornam individualistas, calculistas e até com valores ético-morais comprometidos. Não conseguem descobrir a peculiaridade e diferença que elas possuem em relação aos outros. Impedem ou resistem à força mágica que o destino lhes quer proporcionar devido a preconceitos ou padrões pré-estabelecidos. O sentido da felicidade está inserido, infelizmente, apenas nos aspectos externos (corpo e dinheiro).

Continua após publicidade

Os exercícios físicos regulares também são protetores à saúde da mente, bem como a manutenção de atividades intelectuais por toda a vida como aprendizados de cursos novos (incluindo outras línguas), leituras constantes, jogos de raciocínio (inclusive em computador) e palavras cruzadas.

Há algumas pesquisas importantes que estão descobrindo algumas substâncias químicas que poderão melhorar a memória de pessoas normais – sem doenças neurológicas estabelecidas (Alzheimer, etc). Mas, isso é futuro. Fiquem desconfiados e consultem médicos sérios quando houver propagandas enganosas sobre novos medicamentos milagrosos que turbinam a memória de pessoas normais.