Como aprofundar em minha especialização: mestrado ou MBA?

por Roberto Santos

"Sou empresário há 14 anos, formado em Administração e especializado em Gestão da Produção. Agora surgiu a oportunidade de fazer um mestrado profissional em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão da Produção, ou seja, um aprofundamento de minha especialização. Tenho dúvidas em fazer esse mestrado ou partir para um MBA ou mestrado na área de gestão empresarial – mais generalista"

Continua após publicidade

Resposta: É interessante quando temos duas opções muito positivas para se desenvolver na carreira profissional, como é seu caso.

Um mestrado profissional para aprofundar sua especialização na área de Produção escolhida por você até o presente e um mestrado latu-sensu mais generalista em gestão empresarial são dois investimentos inteligentes para os próximos passos de sua carreira.

A escolha depende muito de seu momento atual em sua empresa e os próximos passos que gostaria de dar. Se sua carreira na área de Produção está em um patamar mediano em que há espaço para progressão vertical ou experiências complementares por movimentações laterais, como outras áreas de "Supply-Chain", que também vão ao encontro de sua motivação, o mestrado profissional pode ser a melhor alternativa no curto prazo.

Dessa forma, você poderá reforçar sua bagagem para ser considerado para posições mais importantes dentro da área. Por outro lado, se você já atingiu o patamar superior dessa área ou o patamar que lhe motiva, e daqui por diante, esta área não lhe gera motivação para o futuro, considerar uma movimentação lateral para fora de sua área pode ser o mais apropriado e o mestrado em gestão empresarial pode ser a melhor alternativa.

Continua após publicidade

Porém, apenas o curso não fará milagres. Avaliar as áreas às quais você pode e deseja se transferir — finanças ou vendas, por exemplo — e se autoavaliar quanto ao perfil pessoal para ser bem-sucedido nelas, antes de apostar todas suas fichas em um mestrado generalista.

De qualquer maneira, mesmo sem uma intenção de curto prazo de se mudar para outras áreas, ter uma visão mais generalista do funcionamento empresarial sempre agregará sua capacidade de contribuição onde você estiver na organização. O importante é fazer sua opção consciente do que espera com este investimento.

Boa decisão!

Continua após publicidade