Minha ansiedade é acima do normal?

por Joel Rennó Jr.

Resposta: Ansiedade é uma vivência humana universal dentro do espectro da normalidade e é proximamente associada à vivência de medo e de outros estados de ânimo e emocionais similares.

Continua após publicidade

Como se trata de uma emoção, a ansiedade é difícil de ser definida com precisão, mas pode ser apreendida e estudada através da introspecção ou, indiretamente, por seus correlatos fisiológicos (Gentil, 1997).

Como todo estado emocional, a ansiedade é um sinal, preparando o indivíduo para o que poderá acontecer dado um certo contexto ambiental específico. Do ponto de vista biológico, é um estado de funcionamento cerebral, ligado à percepção de contextos ambientais potencialmente ameaçadores que possibilita a identificação do perigo e o grau da ameaça (potencial, distante ou iminente) e elicia ações comportamentais específicas de enfrentamento.

A ansiedade tipo antecipatória se diferencia da sensação de ansiedade tipo pânico (vivenciada como medo) por ser uma resposta emocional a uma ameaça desconhecida, potencial ou distante.

Como as alterações funcionais associadas à ansiedade têm como função aumentar nossa chance de sobrevivência ou sucesso IMEDIATO em um contexto ambiental específico, a reação pode ser vivenciada com desconforto que pode ser extremo e provocar consequências deletérias para a saúde a longo prazo (ex. doenças cardíacas). Em vista disso, é claro que há condições onde deixamos de considerar a ansiedade uma reação normal e é cabível uma intervenção terapêutica.

Continua após publicidade

A ansiedade é considerada patológica quando o mecanismo de alerta para os perigos internos ou externos em potencial a torna excessiva, desproporcional, desadaptativa ou leva a sofrimento intenso.

Nos casos clínicos mais comuns, o indivíduo parece estar genericamente ansioso na ausência de qualquer ameaça identificável. Não existe uma divisão precisa entre ansiedade normal e patológica, sendo sempre de modo arbitrário e subjetivo que decide-se ou não pelo tratamento.

As manifestações da ansiedade patológica podem ser subdivididas e organizadas de modo a facilitar o entendimento dos sinais e sintomas para discriminação clínica, valor preditivo de resposta terapêutica e se ansiedade é a principal manifestação sintomatológica ou apenas é um componente sub ou supervalorizado.

Continua após publicidade

Sintomas da ansiedade

Manifestações cognitivas, psíquicas ou mentais incluem as vivências de medo, angústia, preocupação. A ansiedade difusa se manifesta no indivíduo que interpreta uma grande variedade de situações como ameaçadoras e apreensão por provável resultado desfavorável. Assim o indivíduo tende a se deter aos aspectos negativos e ameaçadores das situações do cotidiano. Inclui-se tensão, inquietação interna, apreensão desagradável, opressão e desconforto subjetivo, preocupações exageradas, insônia, insegurança, irritabilidade, distraibilidade, desconcentração, desrealização, despersonalização etc.

Manifestações físicas ou somáticas incluem sensação de falta de ar, hiperpneia, taquicardia, dificuldade para engolir, náusea, boca seca, desconforto abdominal que podem ser consequentes à liberação ou hiperatividade adrenérgica componente fisiológico da ansiedade e do medo.

Outros sintomas físicos são complicadores encontrados devido à hiperventilação como tontura, vertigem, sensação de desmaio, dor no peito ou devido à hipertonia muscular (tensão excessiva em músculos) que evoluiu com tremores generalizados, dores inespecíficas e generalizada e espasmos musculares.

Outras manifestações da ansiedade patológica ou consequência desta são as manifestações comportamentais de esquiva ou fuga, inquietação e exploração do ambiente antecipando perigo ou ameaça, sobressaltos, hiper-reatividade a estímulos e insônia.

Fonte: AMBAN- Ambulatório Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (www.amban.org.br)

Atenção!

Esse texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracterizam como sendo um atendimento.