Relação entre medicina tradicional chinesa e espiritualidade

por Jou Eel Jia

A cultura chinesa tem influência do Taoísmo e do Budismo. Ambos são considerados filosofia de vida para os orientais e pregam o equilíbrio da mente e do desapego, principalmente das coisas materiais. Esse equilíbrio entre corpo e mente (mundo interno), frente ao ambiente ou mundo externo, é a base da saúde na MTC.

Continua após publicidade

O Tao é a busca do equilíbrio e da harmonia. Sua filosofia busca a maior harmonia com a natureza a partir da natureza interior da pessoa. Se a pessoa está com a natureza interior ruim, ‘vê’ o mundo ruim. Se a pessoa está bem, ‘vê’ o mundo maravilhoso. A ótica do mundo é a partir da percepção do nosso meio interior, chamado também de ecologia interior – clique aqui e leia.

Estar feliz vai depender só da pessoa. A pessoa infeliz pode ter o mundo em suas mãos e ter sofrimento. Frustração ou mágoa geram doenças, destruindo nossa ecologia interior. Mas quando a pessoa está satisfeita, sente-se dona do mundo e próspera.

O que é espiritualidade

Espiritualidade não é religião, mas o destino e a missão de cada pessoa. Por isso a espiritualidade é valorizar o ser interior, o verdadeiro Eu; é a luta incessante pelo autoconhecimento, que possibilita mais harmonia consigo mesmo, mais satisfação.

Continua após publicidade

O primeiro tratado interno de saúde da China foi escrito há 5 mil anos – o Neiking – e possui duas partes:

1ª) Parte – ligada à filosofia de vida: Budismo e Taoísmo

Taoísmo

Continua após publicidade

A base da filosofia do Taoísmo é o equilíbrio e a harmonia. Portanto, para o homem viver bem, sua natureza interior tem que estar em equilíbrio com a ecologia exterior (ou meio exterior). Ou seja, ele tem que estar bem em casa, no trabalho, no trânsito, na rua…

Budismo

O budismo fala da impermanência. Ou seja, nada no universo é permanente, tudo passa. Portanto, se existe sofrimento na vida, existe também a causa desse sofrimento. Mas esse sofrimento pode ser cessado pela busca do caminho do meio e do equilíbrio. Isso porque existe o conflito entre os meios interno e externo. Esse conflito resulta em apego, que vem do ego.

Exemplo de apego provocados pelo ego

Você acaba de comprar um carro novo e fica deprimido porque bateu com ele.   Isso acontece porque o ego fica apegado ao prejuízo provocado pela batida.

2ª parte – tratamento/terapia: fitoterapia, acupuntura, dietoterapia e prática física

Acupuntura: ferramenta para regular a circulação da energia do corpo.

Fitoterapia: com plantas medicinais, se trata das doenças, como também se promove a saúde e se faz a prevenção.

Dietoterapia: alimentação para se ter um equilíbrio do metabolismo, pois os alimentos podem influenciar o humor das pessoas.

Prática física: meditação e lien ch‘i

Meditação: treinamento mental para controlar a mente, a ‘febre emocional', ou seja, a agitação do dia-a-dia que reflete nas emoções.   

Lien ch’i: serve para treinar o ‘chi’ que é a energia ou consciência. O lien ch’i deu origem às seguintes práticas: Tai Chi Chuan, yoga e artes marciais. Todas essas práticas tem como objetivo o autoconhecimento corporal e mental. Através delas você treina o ch’i. 
 
Quando se treina o ch'i amplia-se a consciência e se consegue a harmonia, porque se adquire sabedoria. Assim, o indivíduo adoece menos. Uma pessoa doente fica com a consciência obtusa.