Mudar com o namorado para outro país: isso pode acabar com a relação?

por Eduardo Yabusaki

Temos observado que esta tem sido uma realidade cada vez mais presente na vida das pessoas: a oportunidade de se mudar de país. Essa possibilidade pode coincidir com o desejo de ambos, ou ainda com sonhos e perspectivas de realização pessoal, portanto, situação de extrema importância para o par.

Continua após publicidade

É comum às vésperas de se realizar tal mudança, que surjam dúvidas e inseguranças, e que em alguns momentos predomine o medo. Isso tudo faz parte do processo de reorganização e reestruturação de vida que o casal terá de enfrentar e que certamente exigirá mudanças pessoais, bem como na convivência do par.

Certamente, a dúvida de o relacionamento dar certo ou não prevalecerá até a vivência efetiva dessa nova fase de vida.

Entretanto, é importante ter claro que alguns aspectos fundamentais para qualquer relacionamento podem ser estimulados a qualquer tempo, antes mesmo da mudança.

Sete dicas para quem pretende morar junto e aumentar as chances dessa união dar certo:

Continua após publicidade

1ª) Tenha claro que fazer o relacionamento dar certo só dependerá de ambos: é preciso ter muita paciência, tolerância, dedicação, atenção e carinho.

2ª) Saiba que conflitos serão inevitáveis, porém a resolução deles só dependerá de vocês. Para chegar a um entendimento, será preciso exercitar a superação de dificuldades.

3ª) Divergências fazem parte do convívio conjugal, afinal são duas pessoas distintas, consequentemente duas fontes de opiniões, conceitos e valores; é importante saber que serão diferentes, e portanto será necessário um consenso para muitas situações.

Continua após publicidade

4ª) Estimulem sempre um bom clima conjugal, ou seja, procurem nutrir o bom humor, a tranquilidade e o bem-estar entre vocês. Isso facilita e torna mais leve a resolução de problemas e dificuldades.

5ª) Valorizem todas as situações boas, agradáveis, divertidas e prazerosas, mais do que as difíceis ou conflituosas. Valorizar o positivo é sempre mais construtivo do que valorizar o negativo.

6ª) Reconhecidamente, todo processo de mudança mexe com a autoconfiança e a autoestima das pessoas, gerando medos e inseguranças. Porém, é importante que dentro do relacionamento conjugal possam se sentir confortáveis e confiantes de poderem contar um com o outro para viver e superar todos os obstáculos que porventura surjam nessa etapa que irão viver. Portanto, saiba que o relacionamento sofrerá intercorrências sim, mas vocês irão enfrentar e superar, com certeza, tudo que surgir pela frente.

7ª) Não deixe de viver um sonho ou realização por medo ou insegurança; enfrente qualquer situação com empenho e otimismo; aproveite e usufrua o que tenha planejado e idealizado para sua vida. Curta e ame, aproveite sua vida!