Mudar de humor várias vezes num dia caracteriza transtorno bipolar?

por Eduardo Ferreira Santos

"Minha esposa passa por repentinas mudanças de humor num mesmo dia, ao menos umas seis vezes ela muda. Isso pode ser transtorno bipolar?"

Continua após publicidade

Resposta: Deve-se ter em conta que meros "altos e baixos" são experimentados por praticamente qualquer pessoa e não constituem um distúrbio.

As mudanças de humor do distúrbio bipolar são mais extremas e mais duradouras que aquelas experimentadas pelas demais pessoas.  O transtorno passa a ser classificado como ciclotimia, quando tanto a depressão quanto a mania se alternam em um mesmo dia. Isso precisa de atenção psiquiátrica.

Transtorno bipolar de humor

O transtorno bipolar do humor é uma doença caracterizada por episódios repetidos, ou alternados, de mania (euforia)  e depressão. Uma pessoa com transtorno bipolar está sujeita a episódios de extrema alegria, euforia e humor excessivamente elevado (mania), e também a episódios de humor muito baixo e desespero (depressão). Entre os episódios, é comum que passe por períodos de normalidade. Cada episódio tem uma duração variada, mas habitualmente segue o padrão de semanas em um estado, alternado para semanas ou mesmo meses em outro.

Continua após publicidade

Há que se considerar também diversos fatores orgânicos não psiquiátricos, particularmente hormonais (menopausa, tireodite) que podem se manifestar com quadros parecidos à ciclotimia.

Deve-se levar em conta ainda que fatores psicossociais de estresse (momentos particulares e problemáticos da vida), podem causar um "desequilíbrio" temporário na estrutura psíquica, o que sugere a busca por ajuda psicológica ou psiquiátrica com visão psicoterapêutica.

Enfim, resumindo, a pesquisa em uma situação dessas começa por um exame clínico e laboratorial médico completo até chegar no diagnóstico psiquiátrico, se não houver nenhum distúrbio biológico que o esteja causando.

Continua após publicidade