É uma tendência buscar equilíbrio entre múltiplas funções da vida

por Valéria Meirelles

Com as crescentes e constantes mudanças na sociedade e com o aumento das desigualdades sociais e da violência, viver – principalmente nas grandes cidades – tornou-se desgastante e estressante. Não importa em qual parte do mundo você viva, sua vida será cada vez mais cheia de incertezas e o futuro acena com uma inexatidão muitas vezes assustadora.

Continua após publicidade

Afundadas em compromissos múltiplos, de acordo com os mais diversos papéis desempenhados, muitas pessoas vão se percebendo cada vez mais desgastadas, adoecidas e até sem esperança de viver.

Como conseqüência, a qualidade de vida, que implica na busca do equilíbrio entre as múltiplas funções da vida, acaba comprometida, afinal, nunca se teve tão pouco tempo para tarefas prazerosas – ficar com a família, amigos, cuidar mais de si mesmo, tanto no plano físico como espiritual – e nunca, em nossa prática clínica, nos deparamos tanto com casos de depressão e síndrome do pânico.

Atentos a essas variações, inúmeros profissionais da área de saúde têm se debruçado em pesquisas sobre o assunto. Carlos Sluzki, psiquiatra e terapeuta familiar argentino, deixa claro a importância de uma boa rede social para o indivíduo, principalmente o idoso. E essa questão é tão séria que o próximo Congresso Brasileiro de Terapia Familiar, a ser realizado aqui em São Paulo em julho de 2006, discutirá exclusivamente esse assunto.

Eis então uma tendência fundamental: participar de grupos sociais diversos, trocando ideias, reciclando-se, cuidando de si mesmo, de suas famílias e do planeta com mais atenção.

Continua após publicidade

É preciso olhar para si mesmo, não de forma narcisista, e para o outro de maneira mais positiva e construtiva, visando um mundo melhor para ambos. Como ensina Glória Kalil: "Os seus horizontes se ampliam quando você se abre para os outros e para os novos conhecimentos que eles sempre trazem. (…) é preciso ter distanciamento e humor para suportar as diferenças e ter consideração pelos outros. Quanto mais cedo as pessoas entenderem isso, mais útil será para a vida delas". Eis uma importante tendência: cultivar o humor e a alegria de viver, mesmo em tempos tão espinhosos.

E no processo de busca pela qualidade de vida, inúmeras atividades estão ganhando representatividade, entre elas o trabalho voluntário, participações em atividades culturais e de lazer, a jardinagem e a busca pela espiritualidade.

O cuidado pessoal, sem excesso (aquele que visa apenas a estética), está cada dia mais evidente: é grande o número de pessoas que procuram a psicoterapia em busca de autoconhecimento e melhor compreensão de seus processos de vida. Também está aumentando a quantidade de pessoas que praticam uma atividade física com o objetivo de melhorar e manter a saúde, além de expandir as amizades.

Continua após publicidade

Uma tendência são os esportes radicais, de aventura, em equipes e ao ar livre, praticados por um número cada vez maior de mulheres. Também está crescendo o número de spas voltados ao relaxamento, em locais privilegiados que favorecem um distanciamento das grandes cidades.

A busca pela integração entre atividade física e a tranqüilidade, fez com que a Yoga, o Tai Chi Chuan e outras atividades de origem oriental ganhassem a preferência de muitas pessoas. Aliás, nunca o Oriente esteve tão em evidência, seja pelas práticas religiosas ou pelos destinos exóticos de viagens. De acordo com Ira Matathia e Marian Salzman, há lugares que se tornarão destinos de aventura, como "Lhasa, Tibete (para paz e tranqüilidade); Tasmânia (aventuras na natureza); o Hindu Kush, no Afeganistão (esqui); e Camboja (praias no Golfo da Tailândia)."

Ainda de acordo com as autoras acima, pesquisadores da Suécia concluíram que atividades culturais podem acrescentar anos à vida de uma pessoa, daí que assistir e participar de eventos artísticos contribui significativamente para a qualidade de vida.

Trabalhar em prol de uma causa nobre, de preferência voluntariamente, tem sido uma das principais tendências do final do século XX e início do XXI. Lutar contra o preconceito, ajudar os excluídos, dar apoio aos que sofrem em asilos e hospitais, proteger a natureza, entre outras, são atitudes que são grande fonte de prazer, bem-estar e motivação a quem se dispõe a realizá-las. É só perguntar a um voluntário o valor de sua ação.

Ficar mais tempo com a família também tem sido uma tendência. Tanto que muitos profissionais atualmente preferem ganhar um pouco menos financeiramente e ter mais tempo para filhos e cônjuge, pois investir no amor sempre foi e será sinônimo de qualidade de vida.

Buscá-la, através da possibilidade de mais encontros, seja consigo mesmo, com o outro e a natureza, é uma tendência irreversível que carrega em sua essência a luta contra a morte e a solidão dos tempos atuais em que o individualismo chega a ser regra de conduta para se atingir um objetivo. Trata-se de uma questão de sobrevivência emocional, social e física.