Dieta da mulher: saúde, beleza e longevidade

por Jocelem Salgado

Num mundo competitivo e cada vez mais globalizado, como se costuma dizer, as mulheres entraram na corrida com a disposição e o empenho que são típicos delas. A mulher submissa, tratada como o 'sexo frágil', está cada vez mais deixando de existir, dando lugar à mulher batalhadora, independente, trabalhadora, ciente de seus direitos perante a sociedade. Vem derrubando tabus, revolucionando tradições, marcando presença em lugares antes restritos somente aos homens.

Continua após publicidade

Todas essas vitórias conquistadas com muita luta e sacrifício, e que são motivo de orgulho e realização para todas nós, vêm se revelando uma armadilha e estão custando preços altos à nossa saúde.

Ao trabalhar fora de casa, a mulher assumiu duplo emprego, já que na maioria das vezes, a casa continua sendo tocada por ela. A jornada dupla casa-trabalho, o estresse, o sedentarismo e os maus hábitos alimentares entre as mulheres fizeram crescer os números de doenças como as cardiovasculares, o câncer, diabetes, hipertensão, além da obesidade.

Por tudo isso, muitos laboratórios de análises e clínicas de diagnósticos que antes só ofereciam check-ups para executivos homens, agora oferecem 'pacotes' especiais para as executivas, preocupadas com o avanço dos problemas mencionados. As estatísticas que antes apontavam uma maior incidência de doenças entre os homens, revelam agora que praticamente não existe mais diferença entre os dois sexos.

Muitas mulheres devem estar perguntando nesse momento, mas afinal de contas, trabalhar fora, ter filhos e cuidar da casa ao mesmo tempo, significa então ter menos saúde, beleza e qualidade de vida? Estamos condenadas ao estresse, a envelhecermos mais rapidamente e com inúmeras doenças associadas, só porque tornamo-nos mais independentes? Será que teremos que regredir, jogar ao alto todas as nossas conquistas para podermos usufruir de mais saúde? A resposta definitivamente é não.

Continua após publicidade

É possível conciliar trabalho, filhos, afazeres do lar com atitudes que nos proporcionam energia, disposição, bem-estar, beleza e qualidade de vida. Alimentação equilibrada e fracionada, a prática de uma atividade física (vale fazer 30 minutos de bicicleta enquanto você assiste um trecho de sua novela favorita ou do jornal das 8 da noite), ingestão de líquidos adequada, e porque não, momentos de relaxamento quando sobra um tempinho, como por exemplo, ler um bom livro ou se preferir, uma revista repleta de fofocas, são práticas que devemos lançar para estarmos sempre de bem com nosso corpo e nossa alma.

Como a minha área de estudo é a nutrição, o enfoque do nosso artigo em homenagem ao Dia Internacional da Mulher será obviamente a alimentação, contudo, não se esqueçam das outras práticas que relacionei anteriormente. Elas são também muito importantes para sua saúde física e emocional.

Alimentação correta = mente e corpo sãos

Continua após publicidade

Nós somos o que comemos. Certamente todas nós já ouvimos isso alguma vez na vida e tenham certeza, não podemos fugir a essa verdade. A nossa alimentação reflete-se no estado do nosso cabelo, pele, unhas, dentes, forma física, na disposição e até no nosso estado emocional.

Os estudos mostram que a relação entre o que somos e o que comemos é tão estreita, que pouco adianta fazermos uso dos melhores shampoos, cremes e outros recursos cosméticos, se insistimos em nos alimentar mal ou vivemos seguindo dietas da moda.

O nosso corpo necessita de uma nutrição adequada para satisfazer suas necessidades fisiológicas e metabólicas, que envolvem crescimento, reparo e manutenção do organismo como um todo. Uma dieta equilibrada fornece os nutrientes necessários às nossas células, que por sua vez produzirão várias substâncias internas necessárias à saúde do corpo e da mente, além de atuarem favoravelmente sobre o brilho dos cabelos, na beleza das unhas, na luminosidade da pele, entre tantos outros benefícios.

Coma um pouco de tudo e de tudo um pouco

Uma alimentação equilibrada ou balanceada significa compor a dieta com alimentos certos, nas quantidades adequadas, onde cada refeição apresente alimentos energéticos, construtores e reguladores, capazes de oferecer todos os nutrientes que nosso corpo precisa para viver com saúde e em harmonia.

Uma dieta saudável pode ser resumida em três palavras: variedade, moderação e equilíbrio, e para a mulher que quer estar bem com o seu corpo as dicas são para que modere o consumo de alimentos ricos em gorduras, açúcar e sal. O consumo desses três componentes alimentares está relacionado às doenças cardiovasculares, hipertensão, câncer (principalmente de mama), entre outras enfermidades, além de que os excessos se acumulam em forma de gorduras indesejáveis, celulite e trazem transtornos para o corpo todo.

Cardápio equilibrado deve enfatizar

– Consumo de carboidratos complexos como pães integrais, cereais (aveia, trigo, centeio, cevada integrais), arroz integral, etc. = são considerados alimentos energéticos e recomenda-se que sejam sempre que possível, consumidos de forma integral, uma vez que o processamento do trigo e do arroz traz perdas significativas de nutrientes, principalmente de fibras;
– Consumo de frutas e vegetais variados = alimentos conhecidos como reguladores; são as maiores fontes de vitaminas, sais minerais e fitoquímicos, substâncias ativas capazes de prevenir e controlar doenças. São também ricos em fibras;
– Carnes magras, aves sem pele, peixes, laticínios desnatados, leguminosas (soja, feijão, ervilha, lentilha, grão de bico), nozes e castanhas = alimentos conhecidos como construtores, ricos em proteínas, necessárias para a construção e manutenção dos tecidos orgânicos, formação de enzimas, hormônios e vários líquidos e secreções corpóreas.

Garanta a beleza e saúde do seu corpo

– Fracione suas refeições. Faça no mínimo quatro a cinco refeições diárias em horários fixos e com moderação; quanto mais fracionada a dieta, menor o número de calorias absorvidas. O tempo entre uma refeição e outra não deve ser menor que duas horas nem maior do que quatro horas;
– Coma alimentos variados, assim você garante todos os nutrientes necessários para o seu corpo;
– Utilize grãos, vegetais e frutas em suas porções máximas; eles têm pouca gordura e fornecem a maior parte dos nutrientes que precisamos;
– Prefira frutas e vegetais inteiros, com cascas e talos (se possível); eles apresentam mais fibras do que os sucos;
– Consuma ao menos uma fruta ou hortaliça rica em vitamina C todos os dias (laranja, acerola, tangerina, folhas verde escuras, etc);
– Evite gorduras, frituras, consuma carnes magras e aves sem pele, dê preferência para peixes como salmão, atum, sardinha, cavala, ricos em gorduras importantes para a nossa saúde e bem-estar (ácidos graxos ômega-3); evite alimentos embutidos como salames, salsichas, presuntos, linguiças, etc, ricos em gordura saturada e colesterol.
– Reduza o consumo de churrascos e assados em brasa; a fumaça que impregna as carnes é cancerígena e formadora de radicais livres que favorecem o envelhecimento precoce;
– Consuma açúcar (doces, refrigerantes, etc) e sal com moderação; em excesso o açúcar se transforma em gordura colocando em risco seu peso e o sal causa retenção hídrica, proporcionando inchaço e edemas;
– Coma devagar e mastigue bens o alimentos; isso favorece a digestão e dá mais saciedade;
– Mantenha um peso adequado à sua altura;
– Prefira o azeite de oliva para temperar saladas e dê preferência aos óleos de canola, girassol e milho para o preparo de outros pratos; use-os com moderação;
– Beba muita água durante o dia, no mínimo 8-10 copos;
– Beba pouco álcool; bebidas alcoólicas fornecem calorias, mas não nutrientes, por isso engorda e causa outros problemas para a nossa saúde. O consumo de dois cálices de vinho tinto ao dia, mas não mais do que isso, pode ser benéfico para o coração

Excesso de peso, celulite, estrias, flacidez: o papel da alimentação

Ao invés de optar por medidas mais agressivas (como uma lipoaspiração por exemplo), saiba que uma atividade física aliada a uma alimentação equilibrada pode fazer milagres para o seu corpo, além de ser fundamental para o sucesso e manutenção de quaisquer tratamentos estéticos corporais. Essa mudança de hábitos de vida é necessária até mesmo em casos de cirurgia plástica, porque sem a mudança do estilo de vida, os resultados na maioria das vezes são perdidos.

Antes de mais nada, é importante esclarecer que dieta não é regime. Dieta não é para se ficar mais magro (a), mas sim para ficar em equilíbrio com o seu corpo. Regimes são sacrifícios e renúncias vazias, enquanto a dieta é uma nova visão de como se alimentar adequadamente. Quando nos submetemos a um regime, mais cedo ou mais tarde sofremos recaídas, e a cada recaída ficamos frustrados e desanimados, o que acaba nos distanciando ainda mais do objetivo a ser alcançado.

O contrário acontece quando nos propomos a seguir uma dieta equilibrada. Com o tempo, todos os objetivos que almejamos são atingidos e isso poderá ser mantido por toda vida, pois o que aconteceu conosco é o que chamamos de reeducação alimentar.

Aprenda a calcular o seu Índice de Massa Corporal (IMC), e veja se você está precisando perder um quilinhos:

Este índice é calculado dividindo seu peso pela sua altura multiplicada por ela mesma.

IMC = peso/altura x altura

EX: Uma pessoa com 1.70 de altura com 65kg

Multiplica-se a altura: 1.70 X 1.70 = 2.89

Peso 65/2.89 = 22.4

IMC = 22.4, portanto acima de 19

*IMC CLASSIFICAÇÃO

Menor que 18,9 peso deficiente

18,9 – 24,9 peso normal

25 – 29,9 sobrepeso

Maior que 30 obesidade

Maior que 40 obesidade mórbida

*O IMC não é medida adequada para atletas, crianças, mulheres grávidas e idosos frágeis. Em crianças não se aplica o IMC porque estão em constante desenvolvimento; nesse caso deve-se levar em conta as tabelas de crescimento (idade x peso; idade x altura). No caso das gestantes, o ganho de peso durante a gravidez impede a aplicação do cálculo. Em atletas, o peso dos músculos compromete os resultados (eles podem ser erroneamente classificados como acima do peso, devido ao excesso de massa muscular ao invés de massa adiposa). Em idosos frágeis, a debilidade do organismo impede também a aplicação do cálculo.

Dicas alimentares para combater flacidez, gordura localizada, estrias e celulite*

Flacidez Consumir alimentos construtores (protéicos) que aumentam produção de colágeno; reduzir consumo de gordura que destroem o colágeno

Gordura localizada

Reduzir consumo de gorduras, frituras, açúcar (alimentos contidos no ápice da pirâmide alimentar); aumentar consumo de frutas e vegetais (alimentos reguladores), fibras e água Estrias

Aumentar consumo de alimentos construtores (protéicos) que aumentam produção de colágeno, de frutas e verduras (alimentos reguladores), de cálcio e água

Celulite Diminuir consumo de sal que causa retenção de líquidos e edemas e de alimentos gordurosos e frituras; reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, cafeinadas e refrigerantes que diminuem o calibre das artérias, dificultando a circulação; aumentar o consumo de fibras e água/chás

* combinar exercícios físicos

Cuide bem da sua alimentação e viva o melhor da vida

Vejamos o que acontece a um carro sem um combustível de qualidade: o motor fica fraco, se desgasta e com o tempo deixa de funcionar. Podemos afirmar que assim como a gasolina de boa qualidade está para o carro, os alimentos saudáveis estão para o nosso organismo. É uma questão de bom senso. Se as mulheres souberem se alimentar corretamente, certamente chegarão à vida madura em plena forma física e mental e atingirão os 90, 100 anos com disposição e saúde.

Para isso alimente-se bem (siga todas as nossas recomendações aqui feitas), faça uma atividade física regular, não guarde rancores e ressentimentos (não vale a pena, faz você envelhecer mais rápido), não abuse de bebidas alcoólicas e se possível, livre-se do vício do cigarro. E, o mais importante, ame e sorria sempre, dê boas gargalhadas, pois o ato de amar e sorrir rejuvenesce tanto quanto uma boa alimentação.