Meu namorado tem muitas amigas solteiras confidentes

por Eduardo Yabusaki

"Ele curte sair com elas sem minha presença e pensa até mesmo em viajar com uma delas. Como lido com isso?"

Continua após publicidade

Resposta: Quando se assume um relacionamento mais compromissado, como um namoro, é preciso que se avalie como se deseja vivê-lo.

Afinal, vivermos um bom e tranquilo relacionamento, ou um desgastante e tenso, depende fundamentalmente de como estabelecemos o clima, a interação, a afetividade, enfim como priorizamos e valorizamos o relacionamento.

Amigos (as) são sempre importantes em qualquer situação, entretanto, não podem estar acima do relacionamento ou da convivência com a namorada. Por outro lado, não se pode deixar de viver individualidades em detrimento do relacionamento, a verdade é que é preciso muita sintonia e entendimento no relacionamento para que amigos ou qualquer outro aspecto não se torne uma dificuldade ou um problema no relacionamento. Isso coloca em risco o desenvolvimento do relacionamento.

No caso de o namorado viajar com amigas, por mais que o relacionamento seja muito bom, exista muita confiança e tranquilidade entre ambos; não é uma situação confortável para uma namorada conviver. É preciso que ele avalie muito serenamente se alguma mulher aceitaria ou realmente não se incomodaria de forma alguma, o que é humanamente muito difícil. Em uma situação que possa criar mais desentendimento do que alegria e entrosamento, qual a real necessidade de expor o vínculo ou o bom relacionamento a uma situação assim?

Continua após publicidade

Talvez esta seja a pergunta a se fazer: qual o benefício que essa situação trará ao relacionamento ou ao aprofundamento e entendimento entre ambos?

Caso a resposta traga mais pontos favoráveis do que negativos, essa situação pode realmente valer a pena. Mas… se a situação gerar mais ansiedade, angústia ou tensão entre as partes, é preciso que seja repensada e avaliada se vale a pena o estresse gerado por ela.

Sempre temos que pensar que é melhor termos um bom clima e entendimento, mas que ainda assim possam existir brigas e desentendimentos; mesmo que bem intencionados, por vezes podemos magoar ou ferir os sentimentos do outro. Portanto, todo cuidado é importante para que isso não se torne rotina, gere fadiga e desmotive o par.

Continua após publicidade

Lembrando que no namoro é importante também existir amizade: por que sair com amigas (os) e a namorada não participar? O que os amigos têm que a namorada não pode ter ou participar? Acho que isso tudo pode ser compatível, e depende unicamente do bom entendimento entre as partes e para isso sempre um bom diálogo e flexibilidade podem dar conta desse tipo de dúvida.

Laços individuais e privacidade

Ressalto que os laços individuais e a privacidade de cada um devam ser preservados: claro que tanto ele como ela podem sentir a necessidade de eventualmente sair para "trocar" com um amigo ou amiga do peito: o namoro não exclui de forma alguma as amizades do sexo oposto ou esse tipo de "envolvimento": assim, o termômetro da justa medida é o bom senso e a sensibilidade.

Tudo que é conversado e resolvido pelo par tende a ser menos conflituoso, por isso é importante estimular (motivar) o entendimento e o bem-estar entre ambos: sempre!