imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

Como transformar amizade em namoro?

A linguagem da sedução é diferente da linguagem da amizade

01 jan, 2016

por Anette Lewin

"Tenho 16 anos. Sou bonito, alto, gosto de conversar e sempre que me aproximo de alguma garota com a intenção de namorar, nunca funciona. Elas se tornam sempre amigas. Há uma maneira de eu superar essa fobia de falar pra pessoa o que eu realmente sinto?"

Resposta: A linguagem da sedução é diferente da linguagem da amizade. Talvez você esteja um pouco confuso, pois não sabe como passar a mensagem que traduz sua intenção. Pense no seguinte: a sedução está também, e principalmente, no olhar, no gesto, na atitude. Observe seus colegas paquerando... Mesmo de longe dá para notar o que está rolando, não é? Então tente usar essa linguagem corporal antes de falar: um sorrisinho maroto, um gesto de cortesia e depois o verbal, um elogio sincero à aparencia física da garota e aí o caminho estará aberto. O resto depende de sua criatividade. E tente entender que paquerar é arriscar. Arriscar é correr o risco de errar. Se não der certo não será o fim do mundo. Você ganhou experiência e se preparou na prática para novas tentativas. Em algum momento você acerta!

Não consigo controlar o meu ciúme
Sou muito ciumenta, tento me controlar da melhor forma possivel, só que não consigo. Ele é mais novo do que eu, sempre acho que está com outra mulher. Como devo agir com uma pessoa que acha que está sempre com a razão. Quero monstrar a ele que sou melhor do que ele, eu sei que sou.

Resposta: A primeira coisa a mudar é seu ponto de partida. Você afirma : "sou melhor do que ele, sei que sou". Como alguém pode se sentir feliz ou ter ciumes de alguém que julga "pior"? O que acontece é justamente o contrário. Você dá mais valor a ele do que a você mesma e sofre por isso. Como você mesma diz, é necessário aprender a se valorizar. E para isso o primeiro passo é parar de querer contolar o outro e cuidar mais de você mesma, para você conseguir atrair a atenção e admiração de seu namorado e fazer com que ele te ouça.


É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data. É coach em saúde mental.


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. A psicóloga Anette Lewin responderá perguntas enviadas por você sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Esta resposta possui dois formatos:

1º formato: responder as perguntas enviadas por você;

2º) formato: extrair uma palavra em específico de uma pergunta que você enviou (ex: traição). E partir desta palavra, revelar o significado do que sentimos ao nos relacionar. Seu nome e e-mail serão preservados.

O que você achou do novo Vya Estelar?