Tenho 14 anos e estou gostando de um amigo

por Anette Lewin

"Tenho 14 anos e estou gostando de um amigo. Não sei o que fazer, me acho horrível."

Continua após publicidade

Resposta: A primeira coisa que você deve fazer é gostar mais de você mesma, senão fica difícil fazer com que alguém goste de você! É comum na sua idade a pessoa se enxergar cheia de defeitos quando não os tem, feia quando não é, mas deve existir algo em você que você goste, não é? Então comece por aí. Encontre uma coisinha em você da qual você goste, da qual se orgulhe, e apóie-se nela para começar a encontrar outras. Você vai ver como tudo fica mais fácil. Além do mais, bonita ou feia são conceitos muito relativos. Você não acha bonitos todos os meninos que suas amigas acham, não é? Cada um tem seu gosto. Depois que você fizer esse trabalhinho com sua auto-estima arme-se de coragem e aproxime-se de seu amigo dando, aos poucos, dicas que você quer algo além da amizade e boa sorte!

Briguei com meu primeiro namorado, sinto-me insegura
Ele tem furado os encontros e eu falei com ele que desse jeito não precisa mais voltar

Resposta: Parece que você estava mais interessada nele do que ele em você, não é? Quando isso acontece, não adianta forçar as coisas. Cobranças, aliás, não são a melhor opção, principalmente num relacionamento que mal começou. Ameaças, muito menos… Mas levando-se em conta que é seu primeiro namoro, você fez o que achou que devia fazer. Aguarde o resultado. Se ele te ligar, aprenda a lição, não queira mais do o que ele tem a te oferecer no momento, curta os momentos que vocês estiverem juntos e, depois de algum tempo, decida se vale a pena investir na relação. Se ele não te ligar, ligue você, mas uma vez só, para se desculpar e sentir se ele ainda quer alguma coisa com você. Não vale a pena ficar insistindo, pois isso faz mal para sua auto-estima. Se não for ele, outros virão. Melhor sair de uma relação inteira do que aos pedaços.

Como posso ajudar meu filho de 18 anos que sente ciúme da namorada?
Ele inclusive pesquisou na intenet para entender o conceito de ciúme

Continua após publicidade

Resposta: Seu filho está no caminho certo, tentando se informar a respeito de sentimentos e por livre iniciativa. Acredito que você tenha um bom diálogo com ele já, que ele recorre a você para aprofundar mais a questão. O que fazer? Converse com ele, faça com que ele se aprofunde mais no questionamento do ciúme e, principalmente, mostre que o ciúme só é patológico quando exagerado. Ter esses sentimentos de vez em quando faz parte de qualquer relação amorosa saudável. Se você sentir que ele está querendo ir mais a fundo, talvez valha a pena sugerir uma terapia.

Atenção!
As respostas desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento