Minhas filhas só chegam de madrugada em casa. Como impor regras?

por Silvia Maria de Carvalho

"Minhas filhas de 20 e 18 anos não aceitam mais regras, só chegam de madrugada em casa. Não sei mais como lidar com elas, não tenho mais voz"

Continua após publicidade

Resposta: Quantas vezes não buscamos a resposta além de nós?

Há um livro chamado Cartas a Um Jovem Poeta, de Rainer Maria Rilke (1875-1926), em que este se corresponde com um amigo mais novo e lhe dá conselhos sobre a vida. Um dos trechos diz assim: "O senhor está olhando para fora e é justamente o que menos deveria fazer neste momento. Ninguém o pode aconselhar ou ajudar, – ninguém. Não há senão um caminho. Procure entrar em si mesmo. Escave dentro de si uma resposta profunda. Aproxime-se então da natureza. Depois procure, como se fosse o único homem, dizer o que vê, vive, ama e perde".

Acho que é assim também quando se trata de limites. Nunca se teve tantos livros de autoajuda ou psicologia com dicas e regras do que seguir. Nunca estivemos tão perdidos. Parece que esquecemos o termômetro "interno", aquele que apita dentro do coração. Não se trata de ensinar como viver, às suas filhas, sim de fazê-las perceber que existe seu espaço, sua casa, sua privacidade e sua maneira de viver. Não tem muito argumento. É se sentir mal ou se sentir bem. Acho que nos perdemos no quesito explicações e essa voz que vem do fundo se cala com mais frequência do que deveria. Fica lá, enterrada, causando um mal-estar danado.

Gosto do exercício diário de experimentar; sempre, a cada situação vivida. Olhar pra dentro e reconhecer os nossos sentimentos. Identificá-los, perceber que existem e estão vivos:

Continua após publicidade

– Gosto disso, adoro aquilo, isso me apavora ou me dá medo.

E aguentar o que vem da outra pessoa, sem a tendência quase inata de apaziguar as situações de conflito. Quem não foi treinado a respeitar o outro, provavelmente vai estranhar quando as coisas saem do jeito que não planejaram. Não é questão de quem manda ou não na casa, mas sim de viver bem juntos, negociando até onde ir ou o que fazer para que a convivência seja mais saudável e justa.

Reflita!

Continua após publicidade

Até que ponto você deixa claro suas insatisfações?

Até onde você ouve seus sentimentos?

Há coerência entre o que você fala e faz ou entre o que você sente e faz?

Vale a pena usar seu tempo nesse questionamento. E perceber o que você tem feito por você.