Quem duvida de seu potencial torna-se seu próprio inimigo

por Emilce Shrividya Starling

Nós somos formados de corpo, mente e espírito. E precisamos nos cuidar de maneira integral, sem negligenciar nenhuma parte. Mas, infelizmente, nem todos se cuidam adequadamente.

Continua após publicidade

Se tivermos um corpo fraco não teremos uma mente forte e, por consequência, nossas emoções correm soltas e desordenadas, causando estresse e ansiedade. Um corpo sem disposição e preguiçoso torna a mente fraca e sem força de vontade.

Muitos começam a praticar hatha-yoga ou musculação, mas logo desistem. Acham difícil até colocar o tênis para uma caminhada. Falta persistência e constância.

Quando a pessoa não tem controle sobre a alimentação, quando é dominada pelo habito da bebida, excesso de comida e doces, ela não está levando uma vida equilibrada e saudável. Ela não é feliz. É controlada pelas emoções e pelos sentidos.

Para realizarmos nossas metas, não adianta apenas pensar positivo. Precisamos do equilíbrio emocional e não apenas de nossa inteligência. Fala-se muito em QI, Quociente de Inteligência, mas, atualmente, compreende-se a importância da inteligência emocional, que é o equilíbrio das emoções.

Continua após publicidade

Se permitirmos que as nossas emoções dominem a mente, o corpo e o cérebro, nós nos tornamos escravos das emoções descontroladas que se tornam nossas inimigas.

O Yoga compara as emoções a cavalos selvagens e bravios, que se não forem domados nos conduzem ao abismo. Do mesmo modo, sem controle sobre os instintos e emoções, a pessoa se torna fraca, desanimada, deprimida, ansiosa. Fica dominada pelos desejos, vícios, como cigarro, drogas, bebidas, comidas gordurosas e não saudáveis. Não tem discernimento e força para vencer a mente e as emoções negativas.

Conforme vamos desenvolvendo nossa inteligência emocional, temos mais autocontrole e autodomínio sobre corpo e mente. Vamos amadurecendo, sentindo autoconfiança, boa autoestima e alcançando apoio espiritual dentro de nós. Desenvolvemos superação e aceitação diante dos desafios e problemas.

Continua após publicidade

Até para adquirir desenvolvimento espiritual, precisamos de um corpo saudável, forte e de uma vontade hábil e determinada. Se não tivermos energia mental positiva, não teremos energia espiritual. Para uma verdadeira conexão com nosso espírito, precisamos de vitalidade, saúde, bom humor, bem-estar do corpo e da mente.

Quando desenvolvemos as qualidades do espírito como alegria, tolerância, paciência, nos tornamos mais compreensivos e compassivos. Podemos ajudar a nós mesmos e aos outros, expandindo vibrações positivas.
Espiritualidade é amor em ação; é desenvolver o altruísmo, bondade e generosidade. Praticar caridade, fazer algum trabalho em beneficio dos outros. Sair do casulo do ego e perceber que outras pessoas existem e sentir boa vontade em ajudar no que for possível.

Como disse Maria Teresa de Calcutá: "O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas, sem ela, o oceano será menor".

Portanto, toda boa ação, mesmo que pareça pequena é importante. Há várias maneiras de sermos úteis. Podemos ajudar as pessoas carentes com alimentos, roupas e ajuda material. Podemos ajudar com orações e vibrações positivas. Podemos ajudar as pessoas a serem mais felizes, ensinando-as como lidar com a própria mente e adquirir o controle das emoções.

A Filosofia do Yoga nos orienta com sábios ensinamentos: "Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você". "Não faça aos outros o que não gostaria que fizessem a você".

Um mundo teria paz e harmonia se esses ensinamentos fossem entendidos e praticados. Cada um, porém, deve fazer sua parte. Comece a paz em sua mente, em seu lar, em seu trabalho e leve- a, com seu sorriso e compreensão, aonde você for.

A pessoa se torna seu próprio inimigo quando duvida de seu próprio valor, de seu potencial. Muitos fracassam, perdem boas oportunidade e bons empregos quando não acreditam em suas capacidades e questionam seus desempenhos.

Descubras suas qualidades e habilidades. Tire o "se" de sua mente. Acredite em você mesmo. Acenda a chama divina em seu interior e compreenda que Deus habita em você.

Faça o seu melhor. Tenha a sabedoria de aceitar suas limitações. Mas, não se prejudique, agindo contra você mesmo, com dúvidas, falta de confiança em si e baixa autoestima.

Respeite seu corpo. Aprenda a ouvi-lo e a entendê-lo. Fortaleça seu corpo com alimentação balanceada, sono adequado, bons hábitos. Calce seu tênis e anime-se para fazer caminhadas que é excelente para a saúde e o bem-estar. Matricule-se em uma academia e faça exercícios apropriados. Pratique hatha-yoga.

Acalme sua mente com músicas suaves, relaxamento e meditação. Compreenda que você não é seu corpo, nem sua mente e emoções. Você é um espírito habitando, temporariamente, um corpo. Assim, busque a força espiritual que existe dentro de você. Encontre sua coragem e bondade. Escolha o melhor para você. Escolha ser feliz.

Namaste! Deus em mim habita Deus em você! Fique em paz!