É possível controlar o nervosismo quando se é o centro das atenções?

por Eduardo Ferreira Santos

"Sou uma mulher muito nervosa, principalmente quando vou em algum lugar onde sou o centro das atenções."

Continua após publicidade

Resposta: A situação que você descreve pode muito bem ser enquadrada no diagnóstico de "FOBIA SOCIAL", um quadro clínico de ansiedade que exige tratamento psicoterapêutico, pois as pessoas com fobia social possuem uma crença negativa relacionada à autodesvalorização (ex.: “Eu sou insignificante”; “Eu não tenho valor”; etc.).

As suposições e as regras construídas para lidar com essa crença central incluem: “Se eu demonstrar segurança e falar de forma impecável, serei respeitado pelos outros”; “Se eu falhar ou me mostrar inseguro, os outros irão desprezar-me”; “É humilhante demonstrar ansiedade”.

A partir dessas suposições e regras, os fóbicos sociais criam estratégias para enfrentar as situações sociais (excessiva atenção ao próprio comportamento, padrões irrealistas de desempenho, comportamentos de autoconfiança forçados, etc.) que acabam fortalecendo a ansiedade e a crença negativa.

Assim, o aspecto central da fobia social parece ser um forte desejo de causar uma boa impressão nos outros e uma insegurança marcante quanto à própria habilidade em conseguir esse objetivo.

Continua após publicidade

Apenas um bom trabalho terapêutico tem a capacidade de remover essas "crenças disfuncionais" e reestabelecer um equilíbrio psíquico, melhorando sua autoestima e imagem pessoal.