Comer um hambúrguer pode nos deixar mais contentes

por Marta Relvas

Pesquisas demonstram que o cérebro é responsável em produzir um sistema químico de sinalização a cargo de aspectos relacionados ao nosso humor, comportamentos, movimentos e atividade mental.

Continua após publicidade

Mas de onde vem a serotonina?

A serotonina é uma substância química produzida nos neurônios que tem função relacionada ao bem-estar, à felicidade e ao bom humor.

Ela é sintetizada em diferentes partes do cérebro e do corpo, onde pode ser armazenada ou liberada. A matéria-prima mais importante da serotonina é um aminoácido denominado triptofano, encontrado em todos os alimentos ricos em proteínas, como laticínios, ovos, carne e peixe.

Vegetarianos, fiquem tranquilos, pois as sementes, castanhas e diversas verduras e legumes têm um rico poder concentrado desse aminoácido (triptofano).
Carne tem proteínas que faz nos sentirmos melhor

Continua após publicidade

Caminho percorrido

Os alimentos quando digeridos, o aminoácido triptofano penetra na corrente sanguínea e é transportado para os tecidos celulares, onde será usado na síntese de proteínas do próprio organismo e de outras moléculas essenciais como a serotononina.

Vale ressaltar que apenas 10% da serotonina do organismo é encontrado no cérebro. O restante é produzido no sistema gastrointestinal, onde ela desempenha muitas funções.

Continua após publicidade

Então, será que é por isso que um hambúrguer nos deixa mais contente? A resposta é sim! É carne e tem proteínas que faz nos sentirmos melhor. Mas cuidado, a verdade é que o triptofano só está presente nas proteínas e não nas gorduras e carboidratos. Pense bem antes de fazer um big lanche nas redes fast-food.