Por que a natação não é o esporte do verão

por Nuno Cobra

O verão traz o calor e o calor aquela vontade gostosa de entrar na água. Muitos devem pensar que, com este período de areias escaldantes, a natação seria o esporte mais saudável e adequado para o verão. Ledo engano. Um problema é a questão do sol evite o sol entre 11 e 16 horas.

Continua após publicidade

O bom exercício para qualquer estação do ano, inclusive para o verão, é aquele que trabalha com grande número de músculos ao mesmo tempo e que exige um trabalho do coração.

Embora exista o calor escaldante, a natação não é o mais indicado. Isto porque não corresponde à realidade do homem que vive sob a ação da gravidade. A natação não melhora a densidade óssea e o combate à osteoporose. O indivíduo nada, nada, nada… No entanto, para correr e pegar um ônibus está morto de cansaço, porque no chão, ele tem a ação da gravidade, inexistente na água. Na natação é como se ele estivesse fazendo exercício físico em outro planeta.

A natação é o melhor esporte para quem sofre de asma, bronquite ou de problemas alérgicos, pois melhora a ventilação pulmonar.

Na bicicleta você também fica sentado. Então a melhor opção acaba sendo a corrida ou caminhada. Em qualquer idade e em qualquer estação do ano.

Continua após publicidade

Primeiro caminhe mais lentamente e depois acelere, quando sentir desconforto em relação à velocidade, você começa a fazer uma mistura entre a caminhada e a corrida e como se você tivesse correndo em slow motion, depois vem o último estágio que é correr de fato.

Estes exercícios não devem ser diários, porque no repouso é que reside o lucro da atividade física. Isto é a parte mais importante do exercício, onde você vai recarregar as baterias e colher os benefícios. Não adianta malhar e cair na gandaia a noite inteira. Muitos atletas não entendem que o descanso é a parte mais importante. Os exercícios têm que ter um ritmo periódico semanal sempre respeitando seu momento cardiovascular. Pode-se fazer dois dias seguidos e descansar um.