Carne vermelha pode ser consumida até duas vezes por semana

por Patricia Davidson Haiat

O consumo de carne vermelha sempre gera discussão, pois ela é fonte de gordura saturada e colesterol: grandes inimigos do coração.

Continua após publicidade

Por outro lado, a carne é ótima fonte de proteína, ferro e vitaminas. Por isso, dependendo do caso, não é necessário retirar toda a carne vermelha da alimentação e sim manter a moderação. Se a pessoa come cinco vezes por semana, reduza para duas e mescle com frango e peixe que também são ótimas fontes de proteína, minerais e vitaminas, só que com menos gordura.

O consumo excessivo deve ser deixado de lado, pelo seu alto conteúdo de gordura saturada e colesterol; a ingestão excessiva e sem medida está mais relacionada a eventos cardiovasculares como infarto, por exemplo. Além disso, é a fonte de proteína animal tida como a mais inflamatória, isto é, aumenta o nível de inflamação no corpo. Podemos traduzir a inflamação como sobrepeso, celulite, etc.. Por isso, é um alimento que deve ser consumido com moderação por pessoas com problemas cardiovasculares ou com histórico na família, com doenças inflamatórias ou que simplesmente não dispensam o consumo de carne, mas querem se manter saudáveis.

Um consumo moderado de duas vezes por semana de 200-250g, cerca de 100g-125g por refeição fica dentro de um padrão de alimentação saudável e o tamanho da porção é facilmente medido pelo tamanho da palma da mão.

Mas uma dica é consumir cortes mais magros: patinho, maminha, músculo, lagarto, coxão duro e mole! Porque não adianta retirar a gordura que vemos na picanha, porque existe gordura entremeada na fibra. A mesma coisa é comer frango com pele, não adianta nada.

Continua após publicidade

Quem tem dieta rica em carne vermelha engorda mais, indica estudo

Uma pesquisa publicada recentemente pelo jornal American Journal of Clinical Nutrition que envolveu participantes de mais de 10 países por 5 anos mostrou que aqueles com dietas mais ricas em carne vermelha engordaram mais do que aqueles que optaram por consumir proteína animal apenas algumas vezes ou seguiram uma dieta vegetariana.

E se você quiser substituir a carne, a indicação mais prática e saudável de proteína animal é o frango e o peixe.

Continua após publicidade

No caso do frango também dê preferência a cortes magros como o peito. Não adianta comer coxa de frango com pele e achar que está fazendo uma ótima escolha. E tanto no caso do frango e do peixe o método de preparação é um item superimportante. Nada de fritura! Quando o alimento é frito, tudo de ruim (gordura e calorias) aumentam muito e sobra bem pouco dos benefícios.

Procure sempre os grelhados, assados e cozidos, assim você realmente vai estar cuidando da sua saúde.

Mas existem muitas pessoas que vivem e muito bem sem carne. Mas não pense que virar vegetariano é só achar legal a ideia e virar. É importante que se tenha a orientação de um nutricionista para que ele indique boas fontes de proteína vegetal como os grãos, ensinar como esses alimentos devem ser preparados etc… e também verificar a necessidade de uma suplementação de minerais e vitaminas, principalmente a B12 que tem como ótima fonte a carne vermelha, mas também tem nas algas.

No mais, a moderação continua sendo o melhor caminho!