Alguns pais creem que obediência é sinal de respeito

por Saulo Fong

Para a maioria das pessoas o respeito é um conceito relativo que está diretamente relacionado aos valores pessoais de cada um.  

Continua após publicidade

Esses valores são aprendidos na família, na escola, na sociedade ou nos programas de televisão como acontece com muitas crianças hoje em dia.

O conceito de respeito adotado por cada um influencia diretamente os relacionamentos que essa pessoa tem consigo mesma e com todos à sua volta. Aqueles que estão apegados rigidamente aos seus valores pessoais entrarão em conflito com outras pessoas que tenham valores diferentes e que também estejam rígidas em sua postura. Esse apego pode impossibilitar uma relação harmônica entre essas pessoas.

Na relação pais e filhos, os conflitos em relação ao tema respeito vêm à tona frequentemente. Alguns pais foram educados a acreditar que obediência é sinal de respeito. Os conflitos se iniciam quando o filho começa a entrar em contato e incorporar outros valores pessoais vindos da escola, da sociedade e do convívio com outras pessoas.

Há uma outra forma de respeito que transcende os valores pessoais de cada um. Ele ocorre quando cada pessoa aceita o outro do jeito que é. Esse tipo de respeito não se trata de uma obediência, mas sim da aceitação da manifestação do outro e de sua existência. É um respeito que nivela todos nós como iguais e faz com que cada um se conecte com sua própria força.

Continua após publicidade

É um respeito que coloca cada um no seu devido lugar e delimita as responsabilidades de cada um para com sua própria vida. A pessoa que atingiu essa forma de respeito não quer mais mudar o outro, mas sim, confia naquilo que atua no outro.

Nesse nível de respeito, os pais sabem e têm consciência de que seu filho foi destinado para ser seu filho; e o filho sabe que seus pais foram destinados a serem seus pais. Esse respeito é alcançado através da maturidade emocional e da visão de que somos todos conectados a uma fonte de vida que transcende a todos nós.