Causas, mitos e verdades sobre obesidade infantil e reeducação alimentar

Da Redação

Poucas atividades físicas, jogos no computador, falta de horários para se alimentar e uma cobrança cada vez maior por corpos magros e bonitos para manter os padrões de beleza atuais. Essa é uma rotina comum para as crianças e jovens de hoje.

Continua após publicidade

O resultado é o aumento de casos de crianças e jovens com transtornos alimentares como obesidade, anorexia e bulimia.

Segundo dados recentes da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF/IBGE), realizada pelo Ministério da Saúde, o número de crianças e adolescentes com excesso de peso subiu para 18% entre o sexo masculino e para 15,5% entre o sexo feminino. Na década de 70, o número de jovens obesos era de 4% entre os meninos e 7,5% entre as meninas. Um salto de mais de 300% de aumento. No total, já são mais de 6 milhões de jovens brasileiros com o problema.

Além da obesidade, doenças como anorexia e bulimia também têm atingido cada vez mais meninas e meninos de todas as classes sociais. Embora a frequência dessas doenças seja por volta dos 15 anos, jovens de nove e dez anos têm chegado aos consultórios com perda exagerada de peso e achando-se "gordinhos". "Muitas vezes o inicio da doença passa despercebido e os pais só se dão conta quando já está avançado ou causando outros problemas", afirma a endocrinologista e Dra. Leandra Steinmetz. A especialista esclarece abaixo os mitos e verdades sobre a obesidade infantil.

Obesidade infantil: mitos e verdades

Continua após publicidade

O excesso de peso infantil é uma doença grave?

Resposta: A obesidade é uma doença crônica que pode causar vários outros problemas como diabetes tipo 2, hipertensão e outras complicações mais sérias. É importante controlar o excesso de peso para que a criança não sofra com as doenças associadas, principalmente, na fase adulta.

Qual a melhor forma de tratar a obesidade infantil?

Continua após publicidade

Resposta: A melhor forma de combater a obesidade – em qualquer idade – é manter hábitos de vida saudáveis, como uma dieta equilibrada e exercícios físicos. É importante também estabelecer horários para as refeições e, além disso, o bom exemplo dos pais incentiva a atitude positiva das crianças.

Refrigerante diet e guloseimas adoçadas artificialmente devem ser evitados pelas crianças?

Resposta: Nenhum estudo, até agora, comprovou que esses produtos sejam nocivos à saúde das crianças. Porém, pelo fato de serem artificiais, é recomendado que sejam consumidos só quando há necessidade. O ideal é oferecer sucos, frutas e outros alimentos naturais.

A dieta das crianças deve ser igual a dos adultos?

Resposta: Tanto crianças como adultos devem manter a alimentação equilibrada, ingerindo todos os grupos alimentares – conforme a pirâmide abaixo. O consumo de legumes, frutas, verduras, pães e massas, carnes magras e pouca gordura também está indicado para todos – desde que não haja restrição médica por algum alimentos específico. A diferença está, basicamente, na quantidade ingerida.

Reeducação alimentar para a familia

Reeducar uma criança obesa demanda que toda a família se dedique. É importante que os jovens vejam os pais e irmãos se alimentando de forma parecida ou poderão se sentir excluídos. Os pais devem incentivar e também ingerir alimentos como verduras, frutas e legumes, servindo de exemplo para os filhos.

É importante também estabelecer horários para as refeições e reduzir o consumo de alimentos muito calóricos e pouco nutritivos, como bolachas recheadas, doces e hambúrgueres. "Vale lembrar também, que a restrição alimentar das crianças não é similar a dos adultos. Uma reeducação alimentar é mais adequado do que restringir completamente certos alimentos", explica a nutricionista Priscila Kakitsuka.

Dicas para crescer com saúde

– Manter um peso saudável

– Fazer atividade física diáriamente

– Orientar as escolhas corretas dos filhos

– O equilíbrio nutricional é obtido pelo consumo de – boa quantidade de grãos integrais, frutas e verduras; carnes magras; quantidades limitadas de gorduras (manteiga, maionese) e gorduras trans (bolachas recheadas).

*Para ensinar uma criança a se alimentar bem, os pais devem dar o exemplo, seguindo uma dieta saudável que forneça os nutrientes necessários para estimular o crescimento infantil.

Para as crianças obesas

– Reduza o açúcar;

– Reduza as frituras e a gordura dos molhos nas carnes e saladas;

– Reduza o número de refeições realizadas fora de casa;

– Estimule a criança a comer de três a cinco porções de frutas e vegetais por dia.

Refeição/Alimentos ideais

Café da manhã
Pão com manteiga, leite com achocolatado e frutas

Lanche da manhã
Frutas, sucos ou vitaminas

Almoço
Arroz, verduras cozidas, carne ou frango, salada, fruta e suco

Café da tarde
Bolachas (sem recheio), leite com achocolatado e frutas

Jantar
Cardápio similar ao almoço, privilegiando as verduras e salada