Obsessão por busca de diálogo é prejudicial

por Anette Lewin

"Namoro há dois e o relacionamento não anda muito bem, apesar de nos gostarmos demais. Ele é muito fechado, e se esquiva de diálogos, e nosso problema sempre foi a falta deste. Ele não aceita mais minha insistência e minha 'falação'. Frequento uma psicóloga, mas não consigo entender, mesmo com a ajuda dela o porquê dele agir assim. Sinto que melhorei meu comportamento, mas isso não adiantou."

Continua após publicidade

Resposta: A equação é lógica: "Se eu fizer o que ele me pede, ele voltará a me tratar como no começo". Isso me leva a acreditar que você tem uma fantasia muito estática sobre seu relacionamento, ou melhor, sobre relacionamentos em geral. Parece que você não se sente preenchida com as trocas que estabelece com seu parceiro e acaba passando essa frustração para ele; e parece que a solução que ele encontrou para isso foi não trocar, não falar.

Se você for mais a fundo, parece também que essa sua insatisfação na troca relacional não acontece somente na sua relação amorosa; você diz que faz terapia e que sua terapeuta também não te preenche, e daí… vem tentar encontrar esse preenchimento através da minha resposta! Percebe o processo?

Então, repense esse comportamento tão recorrente para tentar sair desse raciocínio em círculos que não está te levando a um alívio esclarecedor.