imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

O que fazer quando a obsessão pelo corpo perfeito passa do controle?

É preciso procurar ajuda especializada

por Eduardo Ferreira Santos

"Isso a ponto de não me deixar sair de casa achando que estou feia?"

Resposta: Esta "obsessão pelo corpo perfeito" pode ser um mecanismo de defesa racional que esconde algo mais profundo, como um Distúrbio Alimentar, por exemplo. Nestes casos, tanto a *bulimia (veja aqui) quanto a ** anorexia nervosa (veja aqui) são quadros importantes que requerem tratamento psicológico e psiquiátrico.

O caminho, portanto, seria procurar um especialista nessa área que, sem dúvida, poderá ajudar a resolver essa questão.

* Bulimia: transtorno alimentar caracterizado por períodos de compulsão alimentar seguidos por comportamentos não saudáveis para perda de peso.
Fonte: Ana Maria Costa: psicóloga

** Anorexia nervosa: Comum na adolescência onde a jovem comporta-se de forma a encarar alimentos como algo ruim, onde comer torna-se uma situação ansiosa repleta de interpretações disfuncionais. Estas interpretações que chamamos de disfuncionais consistem em acreditar que se está acima do peso e que alimentos de quaisquer espécies vão propiciar ganho de peso, gerando uma perda do controle e como consequência um corpo disforme.
Fonte: Ana Maria Costa: psicóloga

 


Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. O psiquiatra e psicoterapeuta Eduardo Ferreira Santos responderá perguntas enviadas por você sobre conflitos emocionais e existenciais; sobre transtornos psíquicos ou problemas de ordem psicológica. Os e-mails serão selecionados e publicados de acordo com critério editorial do Vya Estelar. Seu nome e e-mail não serão divulgados.


O que você achou do novo Vya Estelar?