Distúrbios do sono causam problemas no coração

Da Redação

Em pacientes com apneia grave, estima-se que há um aumento de 60% na chance de apresentar problemas cardíacos.

Continua após publicidade

Acordar cansado, sonolento e sentir-se estressado são sintomas comuns de uma má noite de sono, mas não são os únicos. Especialistas alertam que pessoas com distúrbios de sono, como insônia e apneia, têm maiores riscos de desenvolver problemas no coração, como insuficiência cardíaca, hipertensão arterial e arritmias em geral.

"Uma série de estudos associam a apneia, por exemplo, ao aumento da mortalidade por doenças cardíacas", esclarece a cardiologista Fátima Cintra, professora de Medicina do Sono da Universidade Federal de São Paulo, Unifesp.

"O problema é fazer o diagnóstico correto, uma vez que as doenças do sono, como a apneia, no geral estão associadas a outras condições, como obesidade", explica a cardiologista. Em casos de apneia grave, estima-se que há um aumento de 60% nas chances do paciente ter problemas cardíacos sérios.

A apneia é uma obstrução parcial ou total das vias aéreas que causa dificuldade em respirar e, segundo o estudo Episono, o maior estudo já realizado no país sobre o tema, acomete 32,9% da população de São Paulo.

Continua após publicidade

Segundo a cardiologista, estudos também mostram que há relação direta entre dormir pouco e maiores taxas de mortalidade. "São estudos ainda muito novos, mas já se faz a relação direta de pouca noite de sono e menor sobrevida", afirma a cardiologista.