Avós tendem a educar melhor os netos do que os pais

por Roberto Shinyashiki

Os pais se arrependem quando veem que os filhos seguiram aquelas antigas instruções nascidas de sua própria insegurança

Continua após publicidade

Sabe por que quase todos são melhores avós do que foram pais?

É que o tempo lhes mostrou que algumas das verdades em que acreditavam cegamente causaram sofrimentos inúteis e, compreendendo melhor como a vida funciona, eles mudaram seus pontos de vista.

Quando os pais iniciam a educação dos filhos, geralmente estão entre 20 e 30 anos. Nessa idade, ainda buscam a autoafirmação e por isso, normalmente, passam mensagens para as crianças que atuam como ordens. Eis alguns exemplos:

"Só é respeitado quem tem um doutor na frente do nome".

Continua após publicidade

"Você tem de ser sempre o melhor".

"Você não pode deixar ninguém dominá-lo".

"Cuidado porque as pessoas vão querer enganar você".

Continua após publicidade

Passados alguns anos, e após muitas frustrações, frequentemente os pais mudam sua maneira de ver. Percebem que muitas de suas ideias eram falsas e procuram opções saudáveis de vida. O problema, no entanto, é que, apesar dessas mudanças, os filhos continuam seguindo as orientações que receberam deles no passado.

O pai que dizia à filha para não confiar em ninguém, descobre que ela não consegue estabelecer uma relação afetiva gratificante.

A mãe que incentivava o filho a ser sempre o melhor percebe que ele não desfruta a vida nem tem amigos, pois sempre encara as pessoas como adversárias.

Os pais se arrependem quando veem que os filhos seguiram aquelas antigas instruções nascidas de sua própria insegurança. Mas ficam sem coragem de pedir desculpas pelas orientações que deram no passado e não criam a oportunidade de os filhos evoluírem também.

Se você percebe que seu filho tem problemas gerados por orientações com as quais você já não concorda, é bom ter a grandeza de compartilhar humildemente com ele seu arrependimento por haver transmitido tais mensagens e, se for o caso, pedir perdão.

Muitas pessoas passam a vida simplesmente seguindo orientações que receberam na infância, como se fossem maldições das quais não conseguem livrar-se. A mudança dos pais é uma das maneiras mais eficazes de ajudá-las em seu processo de libertação.

Dois jovens se casaram e seus pais ficaram muito amigos. Sempre se encontravam, viajavam juntos, tinham uma comunicação bem aberta. Quando o casamento dos jovens apresentou sérias dificuldades e eles pensaram em separar-se, os sogros ficaram preocupados. Começaram a conversar sobre o modo de os filhos se conduzirem e o estilo de casamento que tinham adotado. Então se deram conta de que os filhos repetiam as mesmas condutas deles, pais, quando eram mais jovens e viviam idênticos problemas de início de casamento.

Fizeram uma reflexão profunda, e um dia os quatro deixaram uma carta ao jovem casal. Nessa carta, cada um deles assumia a responsabilidade pelas mensagens negativas que enviara e falava das frustrações que tais condutas haviam causado em sua vida. A mensagem terminava mais ou menos assim:

"É muito triste ver vocês repetirem coisas que nós fizemos e ensinamos a vocês na infância. Foram coisas que não deram certo e nos fizeram sofrer. Nós amamos vocês e torcemos para que encontrem agora o seu próprio jeito de amar".

Ter a humildade de reconhecer um erro é o primeiro passo para resolver verdadeiramente um problema.