Pais “grávidos”: conflitos mais comuns que o homem enfrenta na “espera” do futuro bebê

por Blenda de Oliveira

Resposta: Os conflitos dependerão em grande parte da história de cada casal e da intimidade com que cada um traz para dentro da relação suas expectativas, sonhos e desejos para seus filhos.

Continua após publicidade

Quando o casal engravida, é bastante comum que os princípios da educação recebida por cada um de sua família de origem apareçam com mais força, sendo natural que haja divergências e convergências em relação às orientações que serão dadas aos filhos. É interessante perceber como isso acontece já na escolha do nome. Uma criança já nasce no imaginário de seus pais. É sempre um desafio lidar com as expectativas e a realidade que se apresenta trazida pela criança.

Gestação gera um novo casal

O período de gestação, até mesmo antes, no planejamento familiar, faz-se importante que o casal tenha liberdade e intimidade para falar, discordar e concordar com o que cada um pensa. Um outro casal será também gestado durante a gestação do filho.

A chegada de uma criança modifica a vida de um casal e requer uma nova organização. Muitas vezes aparecem conflitos, ciúmes, cansaço e para isso o casal necessita manter-se atento para que não se disperse e tenha em mente que a maior felicidade para um bebê, uma criança é ser recebido por um casal que está disposto a assumir a parentalidade (maternidade e paternidade), sabendo que terão muito que aprender.

Continua após publicidade

Embora seja repetitivo e tão batido, eu diria que a maior dica é conversar, ouvir e ter tolerância com as diferenças que cada um trará para dentro dos papéis de mãe e pai.

Se puderem reservem sempre um tempo só para conversarem sobre o que esperam como pais e o que gostariam de passar na educação dos filhos. É mais produtivo que os pais conversem sobre o que eles esperam deles próprios que do filho, já que cada criança vem com seu jeito e seu modo. Esperar muito dos filhos ou como pais é elevar as expectativas e, com certeza, vivenciar frustrações.

Boa Sorte!

Continua após publicidade