Estou apaixonada pelo meu primo. O que faço?

por Anette Lewin

"Sou apaixonada por um primo de 1º grau desde criança e ele tirou minha bv. A gente ficou de novo faz uns cinco meses e eu nunca o esqueço e quando ele me vê, ele fica sorrindo e me olhando. Eu sinto que ele me ama, mas prefere não me contar. Ele tem 16 anos e eu o amo. Não sei o que faço e também tenho medo da reação dele e de nossa família."

Continua após publicidade

Resposta: Existem situações afetivas que são clássicas e a atração entre primos na adolescência é uma delas.

Filmes e novelas não cansam de explorar esse tema, pois sabem que sempre haverá alguém que diga: "eu passei por isso, sei como é…".

Enquanto irmãos vivem se estapeando pelo afeto dos pais, primos conseguem se relacionar através do outro lado da disputa: a sedução. Assim que as primeiras nuances de desejo sexual começam a raiar, quem são as figuras que estão por perto nas festas e comemorações? Aquele primo bonitão ou aquela prima maravilhosa. E, certamente, as chances das fantasias amorosas se dirigirem a eles são enormes.

É o seu caso. Seu primo dividiu com você as primeiras sensações físicas da paixão, proporcionou a você a oportunidade de se sentir mulher. É natural que você queira continuar essa historia tão cheia de surpresas inusitadas; é claro que você queira ver o que acontece nos próximos capítulos, não é? Só não sabe ainda como agir, afinal, a paixão deixa todo mundo meio bobo, sem rédeas, cheio de dúvidas.

Continua após publicidade

Bem, nesse momento talvez seja melhor você comemorar o que já teve, do que quebrar sua cabeça com o que pode vir a ter. Se essa história continua ou não? Difícil saber, difícil prever. Você está apenas começando uma nova etapa de sua vida e, certamente, terá a oportunidade de conhecer pessoas interessantes que proporcionarão a você novas sensações tão interessantes quanto essa. É claro que nesse momento você só tem olhos para o seu primo e ninguém parece ser melhor do que ele. Assim, viva essa paixão do jeito que puder, mas evite fazer planos ou criar angústias baseadas no que a familia vai achar. Essa experiência é sua e representa para você o inicio de sua vida amorosa. Viva-a do seu jeito, com consciência e responsabilidade.

Você tem medo de abrir o jogo com seu primo e ser rejeitada?

Continue como está, vivendo as oportunidades conforme elas forem surgindo. Afinal, essa é apenas uma primeira experiência amorosa, você não está frente a uma tomada de decisão que vai definir o resto de sua vida!

Continua após publicidade

Encare a situação de forma mais leve e curta-a ao invés de sofrer por ela. Se continuar sendo correspondida por ele, muito bem; se ele se afastar ou se interessar por outras pessoas … certamente você vai ficar triste, mas estará mais preparada para escolher outras parcerias de forma consciente. Afinal, paixão entre primos é circunstancial: raramente envolve uma avaliação que permite definir se você está gostando da pessoa ou está amando a sensação de estar apaixonada!

O despertar da paixão costuma ser uma experiência emocionante, mobilizadora e envolvente. Quem se apaixona tem a sensação que não precisa de mais nada para ser feliz. Aproveite essas sensações que são muito gratificantes, mas não abandone o resto de sua vida, sua familia, suas amizades, seus estudos e suas responsabilidades. Todas essas outras pessoas e situações também podem proporcionar a você bons momentos e ótimas experiências.

ATENÇÃO: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento