Homens após os 45 anos se apaixonam? Como eles agem nessa fase?

por Anette Lewin

Resposta: Sim, homens depois dos 45 podem se apaixonar e, por mais paradoxal que possa parecer, muitos, nessa idade, se entregam à paixão com mais intensidade do que quando mais jovens!

Continua após publicidade

Depois dos 45, em geral, os homens já se estabeleceram profissionalmente, já casaram, tiveram filhos, ou seja, já cumpriram suas funções mais convencionais. Aí muitos decidem que é a sua vez de irem atrás do que lhes dá prazer. E a paixão aparece como contraponto do dever.

Perto do 50, o homem apaixona-se, em geral, por mulheres mais novas e ainda férteis, obedecendo aos ditames da natureza masculina, a imposição estética vigente e a necessidade de exibir fêmea nova como trunfo perante os outros homens. Nessa fase pode se separar da primeira esposa, casar-se novamente e ter mais filhos. Essa é uma das atitudes do homem maduro apaixonado. O que não quer dizer que não existam outras.

Muitos homens, nessa faixa, mantêm relacionamentos paralelos, mas não se separam da esposa. Para eles, perto dos 50, quando a potência sexual começa a decair, a esposa está envelhecendo e eles precisam se convencer que ainda conseguem agradar como machos, ter amantes é a solução; preservam a familia, a relação com os filhos, e namoram escondido. Tudo muito perfeito enquanto não se apaixonam ou são chantageados pelas amantes. Aí a perfeição vira bagunça… e das boas!

Dependentes da paixão

Continua após publicidade

Existem aqueles que são eternos apaixonados: trocam de parceria assim que a paixão acaba! Aos 30, 50, 70, enfim, são os "dependentes de paixão" para os quais a sensação de estarem apaixonados funciona como um vicio.

E, certamente, existem aqueles que se apaixonam uma vez só na vida, casam-se e continuam apaixonados pela mesma pessoa aos 45, 55, 65…

Portanto, para você, cara internauta, que pergunta como age o homem apaixonado de 45 anos, verifique se o homem especifico ao qual se refere se enquadra em algum dos padrões acima.

Continua após publicidade

Certamente o comportamento comum a todos os apaixonados, homens e mulheres, é universal: brilho nos olhos ao ver o ser amado, certa euforia e exagero nos movimentos para agradá-lo, sensação que por aquela pessoa especial faria qualquer coisa. Talvez, os arroubos da paixão estejam ligados à preservação da espécie, pois, afinal, existe aquela velha brincadeira que afirma que se as pessoas não ficassem cegas durante a paixão, jamais se reproduziriam! E se essa brincadeira tem um fundo de verdade, uma vez que as mulheres encerram seu ciclo fértil por volta dos 40 anos e os homens são férteis até o fim da vida… teremos homens apaixonados em qualquer idade! E, no presente, graças aos hormônios de farmácia, mulheres também!