Paquerar através de apps é saudável?

por Eduardo Yabusaki

A realidade tecnológica é fato: traz rapidez ao mundo dos negócios, para o trabalho, estudos e principalmente para os relacionamentos.

Continua após publicidade

No Brasil, o app de paquera Tinder já conta com mais de um milhão de usuários.

Enquete postada no Vya Estelar neste mês, aponta que 45% dos leitores são favoráveis ao uso desses aplicativos; 38% consideram que o uso de apps torna as pessoas descartáveis e 17% veem na utilização dos mesmos uma estratégia de loser (perdedor).

O uso intenso desse tipo de aplicativo possibilita observar se estamos usufruindo dessas ferramentas de forma adequada. E, como tudo na vida, essas tecnologias têm seus prós e contras.

Cabe a cada um avaliar e refletir sobre que papel terá o uso de apps para paquerar, sem que isso interfira ou prejudique outras vivências, como por exemplo, a paquera presencial.

Continua após publicidade

Paquerar via apps

Prós:

– Amplia a possibilidade de conhecer mais pessoas, bem como conhecer melhor seus contatos apresentados por amigos ou estabelecidos a partir das redes sociais;

Continua após publicidade

– Facilita a aproximação para aqueles que têm dificuldade em se expor ou que sejam tímidos;

– Facilita uma aproximação ou acompanhamento do cotidiano do outro, o que pode favorecer o afeto e um consequente relacionamento amoroso;

– Favorece descobertas de afinidades por meio de áreas de interesse ou de situações compartilhadas.

Contras:

– A rapidez em conhecer e se relacionar com pessoas podem torná-las descartáveis: afinal, se hoje conheço ou converso com duas pessoas, amanhã poderei conhecer, conversar e 'ter' cinco;

– Aumentar a dificuldade de se estabelecer relações presenciais ou mesmo de falar sobre assuntos simples, bem como sobre os próprios sentimentos e emoções;

– Tornar-se um vício, no qual a pessoa só se relacione dessa forma, ou seja, via aplicativo e que não se sinta confortável com o encontro presencial. Assim ela passa a se alimentar de um mundo idealizado que a impede de viver no mundo real, no qual toda pessoa terá certamente virtudes e defeitos.

Reconhecer a possibilidade de utilizar de forma inadequada um recurso, nem sempre é o suficiente para mudar um comportamento. Por isso, devemos sempre estar atentos a nós, como naqueles com quem nos relacionamos. Não devemos nos referenciar apenas pelas nossas ideias, o outro é sempre importante quando falamos de relacionamento amoroso. Portanto, nada mais saudável do que o olho no olho com um bom papo e companhia agradável. Nada jamais substituirá duas mãos unidas e um beijo prolongado.