imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

Para que serve a prática de pilates?

Pilates pode ser realizado no chão, sobre um colchão ou um "mat" (tapete)

01 jan, 2016

por Milena Liste


 

Resposta: O pilates pode ter duas aplicações. Se administrado por um professor de educação física, o pilates é uma modalidade de exercício físico para condicionar, fortalecer e alongar.

A outra aplicação é a modalidade terapêutica ou preventiva (de alguma patologia ortopédica ou neuromuscular), nesse caso é administrado por um fisioterapeuta.

Seu criador foi o alemão Joseph Pilates (1883-1967) que durante seu confinamento nos campos de concentração nazistas, desenvolveu essa técnica de movimentos corporais para melhorar a convivência naquela situação degradante e deprimente. Ele conseguiu curar pessoas acamadas, doloridas, machucadas e após sair do campo, conseguiu disseminar seus exercícios através de relatos de sobreviventes e da sua própria condição física e mental.

Em poucas palavras, o pilates pode ser realizado no chão, sobre um colchão ou um "mat" (tapete), o mat pilates (pilates realizado no solo com qualquer tapete ou colchão), sobre a bola, pilates na bola ou nos aparelhos de pilates.

O profissional ensina primeiro a respirar usando o músculo diafragma, depois ensina os exercícios parecidos com alongamentos e abdominais coordenados com a respiração.

A respiração relaxa, induz a produção de endorfinas e os exercícios fortalecem, alongam e condicionam muscularmente o aluno.

Mais informações - clique aqui.

 

 


Educadora física, pós-graduada em Fisiologia do Exercício e fisioterapeuta, pós-graduada em Fisioterapia Desportiva. Desde de 1997, atua como personal trainer há 15 anos na área de ginástica postural e RPG. Desde 2007, na área de uroginecologia trabalha com orientação e conscientização da saúde do homem, da mulher e de atletas quanto a musculatura pélvica e afecções. Supervisiona o curso de Fisioterapia em Obstetrícia e Uroginecolocogia da UNIFESP.


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. A professora de Educação Física e Fisioterapeuta, Milena Imaizumi, responderá e-mails relacionados à saúde da mulher na área da atividade física, fisioterapia/obstetrícia, ginástica postural, ergonomia e RPG. Os e-mails serão selecionados e publicados de acordo com critério editorial do Vya Estelar. Seu nome e e-mail não serão divulgados.



O que você achou do novo Vya Estelar?