Tenho dificuldade em me adaptar nos empregos. O que eu faço?

por Roberto A. Santos

"Passei por cinco empregos nos últimos 18 meses, trabalho com atendimento a clientes, mas sou uma pessoa fechada e creio não causar empatia no ambiente, embora goste de conversar."

Continua após publicidade

Resposta: Realmente, ter tido cinco empregos em um ano e meio é um indicador preocupante de sua dificuldade de adaptação que precisa ser entendido e cuidado, pois pode prejudicar sua imagem profissional em futuros processos de seleção. Então, primeiramente, você precisa ser mais seletiva quanto ao emprego que procura. Será que "atendimento a clientes" é a melhor área para você atuar tendo as dificuldades que menciona de ser "mais fechada" e não "causar empatia no ambiente"? Existem várias alternativas de trabalho em que o requisito de extroversão não é tão importante.

Em segundo lugar, o fato de "gostar de conversar" é algo que está dentro de você, mas se não mostrar para as pessoas, sua imagem continuará a de pessoa fechada e de poucos amigos, não é? A gente tem que parecer ser alguma coisa e não apenas ser dentro da gente. Outro ponto é a crença de que as pessoas que se comunicam muito o fazem por serem políticas e falsas. Existem as pessoas falsas que falam e as caladas. Cuidado para não misturar as estações. Você pode conversar mais e buscar mostrar empatia no ambiente sem ser falsa, pois isso é questão de caráter e não de extroversão.