Até os 25 anos a pele gasta 75% de seu capital solar

por Sonia Corazza

Hoje faremos uma vivência única. Quero te convidar a fazer um passeio pela sua pele!

Continua após publicidade

Nosso corpo é provido de cinco sentidos: visão, audição, paladar, tato e olfato.

A visão é conectada diretamente com a região do cérebro ligada à racionalidade e tudo analisa, compara, notifica. Ela é soberana e egoísta. Usa 30 % da energia do nosso cérebro para exercer suas funções.E por isso neste momento vai ser desativada. É hora de apagar a luz! Feche os olhos quando acabar de ler este texto e relembre o que vai ler agora.

Com os olhos fechados seu cérebro pode perceber com 30% mais sensibilidade o que se passa com seu olfato, os sabores, os sons e o tato.

Relaxe. Desconecte-se do mundo exterior e apenas sinta.

Continua após publicidade

A partir daqui você vai receber a orientação pra aguçar sua percepção e entender como a sua pele vive e trabalha por você. Respire pausadamente. Entregue-se a si. E sinta. Deixe sua pele sentir.

A pele

A pele é uma fortaleza que envolve todo o seu corpo, é a melhor embalagem do mundo.

Continua após publicidade

A pele é um órgão vivo e reativo, o maior do nosso organismo.

A pele é uma verdadeira fábrica com sensores táteis espalhados em cada milímetro de sua extensão. Sinta seus pés tocarem o chão. Perceba cada manifestação da pele ao tocar a superfície. A pele sente. E passa todas as informações para o seu cérebro.

O sol e a pele

Lembra da adolescência? Ah! Que delicia encontrar amigos, perambular em tantas ruas! Tantas palavras, tantas experiências caminhando sob o sol! E os melanócitos, organelas presentes na pele e responsáveis pela produção dos pigmentos que doam a cor, atentos a cada mínimo raio solar, estimulavam a produção de melanina e te protegiam. E ainda doavam uma cor tentadora à sua pele, um bronzeado tão sedutor. Isso sem falar nas férias de verão, ah! As férias de verão! Horas de puro prazer em algum lugar dos oito mil quilômetros de costa desse pais tropical abençoado por Deus e bonito por natureza. Que beleza!

Seu capital solar foi sendo gasto ao longo de todo esse tempo. Dia após dia, numa ação cumulativa que foi diminuindo o seu estoque de horas permitidas ao sol.

O Brasil por ser um país submetido à intensa radiação solar durante o ano inteiro, faz com que ao chegarmos aos 25 anos, já tenhamos gasto quase 75% do nosso capital solar.

Como trabalharam os melanócitos! Quanta melanina esse departamento da “fábrica pele “produziu!

Provavelmente você chegou na idade adulta com alguns pontos de acúmulo de melanina, as sardas, denominadas efélides. Essa superprodução de melanina foi o resultado de tantas horas de trabalho realizado pelo melanócito para te proteger do sol, esse grande amigo, esse perigoso vilão.

E pode ainda ser que em algumas regiões da pele do seu corpo, agora que ficaram mais expostas ao sol, surgiram pintinhas esbranquiçadas, onde não há mais nenhuma presença de melanina.São chamadas de leucoderma puntata. Quase todo mundo que passou dos 30 tem uma ou outra manchinha dessas. E muita gente, principalmente entre os que se excederam ao sol, têm várias delas espalhadas pela pele.

Toque a pele dos seus braços, sinta sua textura. Deslize as palmas das mãos sobre a parte externa dos braços. Suavemente, sem pressa.

Toque agora a parte interna da pele dos seus braços. Sinta a diferença entre a parte de fora e a parte de dentro dos braços.

Perceba a ação cumulativa do sol ao longo dos anos. E lembre-se de como era sua pele quando criança: com uma textura única ao longo de todo o corpo.

Proteja sua pele do sol, você assim vai conseguir mantê-la sempre macia e saudável, como há muito tempo atrás em na sua vida.